Consumo de cimento sobe 11,5% até abril

Os principais indicadores da produção de habitação prosseguiram até abril uma evolução positiva, com o consumo de cimento a aumentar 11,5 por cento em termos homólogos, as licenças habitacionais 20,6 por cento e o novo crédito 24,2 por cento.

De acordo com a “Síntese Estatística da Habitação” da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), nos primeiros quatro meses do ano as licenças emitidas pelas câmaras municipais para obras de construção ou reabilitação de edifícios habitacionais aumentaram 20,6 por cento, em resultado de um incremento de 22,6 por cento na habitação nova, 19,1 por cento nos fogos em construções novas e 13,2 por cento nas obras de reabilitação habitacionais.

A associação nota, contudo, que “estas expressivas variações no licenciamento são parcialmente explicadas pela redução do licenciamento ocorrida nos meses de março e abril de 2020, em resultado do surto pandémico e das primeiras medidas de confinamento”.

Relativamente à evolução do crédito bancário, observou-se até abril “um crescimento significativo do novo crédito concedido para aquisição de habitação”, que totalizou 4.569 milhões de euros, num acréscimo de 24,2 por cento, em termos homólogos.

Segundo a AICCOPN, em abril a avaliação bancária na habitação fixou um novo máximo histórico, valorizando-se 8,0 por cento em termos homólogos, resultado de um aumento de 8,6 por cento nos apartamentos e de 6,5 por cento nas moradias.

Analisando a evolução na Área Metropolitana do Porto, verifica-se que o número de fogos licenciados em construções novas nos 12 meses terminados em abril de 2021 totalizou 5.360, o que traduz um aumento de 11,6 por cento face aos 4.805 alojamentos licenciados nos 12 meses anteriores.

Destes, 22,1 por cento eram de tipologia T1 ou inferior, 28,2 por cento de tipologia T2 e 49,6 por cento de tipologia T3 ou superior.

Quanto ao valor de avaliação bancária na habitação nesta região, registou em abril uma variação homóloga de 9,4 por cento.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.