Consumo de cimento sobe 1,8% até outubro

Fotografia: Bermix Studio_Unsplash

O consumo de cimento em Portugal atingiu 3 292 milhares de toneladas, mais 1,8 por cento até outubro, em termos homólogos, informou a AICCOPN – Associação dos Industriais de Construção civil e obras públicas na mais recente Síntese de Habitação Mensal.

Em termos acumulados nos primeiros dez meses do ano, verificou-se uma queda de 10,3 por cento, em termos homólogos, no total de licenças emitidas para obras de construção nova ou de reabilitação de edifícios residenciais.

Quanto ao número de fogos licenciados em construções novas, observou-se um aumento homólogo de 5,6 por cento até outubro, para um total de 27 130 alojamentos.

Em outubro, o ‘stock’ de crédito à habitação totalizou 99 038 milhões de euros, o que traduz uma queda de um por cento, em termos homólogos.

Quanto à taxa de juro implícita no crédito à habitação, fixou-se em 4,43 por cento em outubro, o que traduz uma expressiva subida de 3,11 pontos percentuais, face aos 1,33 por cento apurados no mesmo mês do ano passado.

Além disso, o valor mediano de avaliação de habitação para efeitos de crédito bancário apresentou uma subida homóloga de 8,2 por cento no mês de outubro deste ano.

Na Região Norte, referiu ainda a AICCOPN, o número de fogos licenciados em construções novas nos 12 meses terminados em outubro foi de 14 835, mais 9,4 por cento face aos 13 556 alojamentos licenciados nos doze meses anteriores.

Destes, 23 por cento são de tipologia T0 ou T1, 26 por cento são de tipologia T2, 43 por cento de tipologia T3 e oito por cento de tipologia T4 ou superior.

Sobre o valor de avaliação bancária na habitação, verificou-se, nesta região, uma subida homóloga de 8,3 por cento em outubro deste ano, concluiu a associação setorial.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.