Consumo de cimento cai 1,8% no 1º semestre

O consumo de cimento no mercado nacional diminuiu 1,8 por cento no primeiro semestre, em termos homólogos, para 1,96 milhões de toneladas, segundo dados da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

No segmento de engenharia civil, nos primeiros seis meses de 2023, verificou-se um crescimento expressivo no montante dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidas, que apresentou uma subida de 81,8 por cento em termos homólogos.

Já no montante dos contratos de empreitadas, celebrados e registados no Portal Base, observou-se um aumento de 38,1 por cento, em termos de variação homóloga temporalmente comparável, informou a associação, em comunicado.

Quanto ao licenciamento municipal, até ao final do mês de maio, registou-se uma descida de 2,6 por cento na área licenciada em edifícios residenciais e de uma subida de 5,9 por cento nos edifícios não residenciais, em termos homólogos.

Por sua vez, o licenciamento de fogos em construções novas subiu 2,3 por cento, face ao mesmo semestre do ano passado, para um total de 13 931.

Ao nível da concessão de novo crédito à habitação pelas instituições financeiras, nos primeiros cinco meses do ano ascendeu a 7 426 milhões de euros, correspondendo a um acréscimo de 6,5 por cento, em termos homólogos.

Já o ‘stock’ de crédito às empresas de construção registou uma diminuição homóloga de 5,0 por cento em junho.

Relativamente à avaliação bancária na habitação, que tem mantido uma trajetória de valorização, no mês de maio observou-se um crescimento de 9,4 por cento, face a igual mês do ano anterior, para 1 510 euros por metro quadrado, com variações de 10,5 por cento nos apartamentos e de 4,4 por cento nas moradias.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.