Construção civil de Cabo Verde acelera no segundo trimestre de 2021

O índice de produção na construção civil em Cabo Verde voltou a crescer no segundo trimestre deste ano, 63 por cento em termos homólogos, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O boletim referente ao segundo trimestre de 2021 do Índice de Produção na Construção Civil do INE indica que a produção naquele setor cresceu para 112,6 pontos, representando também um aumento, de 1,7 por cento, face ao trimestre anterior.

Em termos homólogos, este índice já tinha crescido 7,0 por cento no primeiro trimestre de 2021, 10,6 por cento no quarto trimestre de 2020 e 3,5 por cento no anterior.

Segundo os dados do INE, o índice de produção na construção civil em Cabo Verde sofreu uma queda histórica de 36,5 por cento no segundo trimestre de 2020, em termos homólogos e no período de maiores restrições devido à pandemia de Covid-19, para 69,1 pontos.

Desde o terceiro trimestre de 2017 que este índice registava crescimentos trimestrais consecutivos até então, segundo o histórico do indicador do INE. Contudo, o crescimento no primeiro trimestre de 2020 já tinha sido o segundo mais reduzido, depois dos 3,5 por cento registados no terceiro trimestre de 2018, com os primeiros efeitos, em março, da pandemia de Covid-19.

O arquipélago decretou o estado de emergência, para conter a pandemia, em abril e maio de 2020, com medidas de confinamento da população e limitação da atividade laboral, tendo iniciado um desconfinamento progressivo em junho.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.