Concursos de obras públicas sobem 77% até final de agosto

O montante total dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos nos primeiros oito meses do ano registou um aumento de 77 por cento, para 4 224 milhões de euros, contra 2 382 milhões no período homólogo.

De acordo com o último “Barómetro das Obras Públicas” da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), até final de agosto, os contratos de empreitadas de obras públicas celebrados e registados no Portal Base totalizaram 1 514 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 31 por cento em termos homólogos.

Assim, o diferencial entre a contratação reportada e os concursos de empreitadas lançados tem vindo a agravar-se, situando-se em cerca de 2 710 milhões de euros, desde o início do ano, adiantou a associação setorial.

Relativamente aos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados em resultado de ajustes diretos e consultas prévias nesse período, situaram-se nos 355 milhões de euros, mais 33 por cento do que o registado até final de agosto do ano passado.

No seu conjunto, o total de contratos celebrados nos primeiros oito meses do ano situou-se nos 2 021 milhões de euros, mais 34 por cento do que o valor apurado no mesmo período do ano anterior.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.