Concursos de obras públicas caem 16% até setembro

O montante dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos até final do terceiro trimestre recuou 16 por cento em termos homólogos, para 2 641 milhões de euros, mantendo a evolução negativa registada desde março.

Segundo o mais recente Barómetro das Obras Públicas da informou a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), “até ao final do terceiro trimestre de 2022 foram promovidos 2 641 milhões de euros no âmbito de concursos de empreitadas de obras públicas, valor que se situa 500 milhões de euros abaixo do apurado em igual período do ano anterior e representa uma queda de 16 por cento em termos homólogos, mantendo-se praticamente inalterada a tendência negativa que se regista há sete meses consecutivos”.

Quanto aos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados e registados no Portal Base, atingiram os 1 728 milhões de euros até final de setembro, valor 43 por cento inferior ao totalizado em igual período de 2021.

De acordo com a AICCOPN, “também a este nível se mantêm sem alterações significativas as quebras registadas ao longo do presente ano”.

Por modalidades, os contratos de empreitadas celebrados no âmbito de concursos públicos totalizaram, até ao final do terceiro trimestre, 1 338 milhões de euros, menos 41 por cento em termos homólogos e representando “pouco mais de metade do total de concursos promovidos (2 641 milhões de euros)”.

Já os contratos celebrados nas modalidades de ajustes diretos e consultas prévias atingiram 301 milhões de euros, 42 por cento do mesmo período de 2021.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.