Concursos de obras públicas aumentam 71% até novembro

Fotografia: Dids ._Pexels

O valor total dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos até final de novembro manteve um “expressivo crescimento” homólogo acumulado, de 71 por cento, para 5 580 milhões de euros.

De acordo com o mais recente Barómetro das Obras Públicas da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), nos primeiros 11 meses de 2023, os contratos de empreitadas celebrados e registados no Portal Base, no âmbito de concursos públicos, totalizaram 2 222 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 22 por cento em termos homólogos.

“Deste modo, o diferencial entre a contratação reportada e os concursos de empreitadas lançados na mesma modalidade situa-se já em 3 359 milhões de euros desde o início do ano”, lê-se no comunicado divulgado pela associação.

No que diz respeito aos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados em resultado de ajustes diretos e consultas prévias, estes totalizaram 509 milhões de euros no período em análise, o que traduz um aumento de 30 por cento em termos homólogos.

Até ao final de novembro de 2023, o montante total de contratos de empreitadas celebrados e registados no Portal Base totalizou 2 968 milhões de euros, valor que corresponde a um acréscimo de 31 por cento face ao valor apurado no mesmo período do ano anterior.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.