Concluída obra da Linha do Douro entre Foz Côa e São João da Pesqueira

A Infraestruturas de Portugal anunciou a conclusão das obras de beneficiação do troço da Linha do Douro entre Ferradosa e Freixo de Numão, num investimento de 6,7 milhões de euros.

“Os trabalhos de beneficiação desta ferrovia envolveram um investimento de 6,7 milhões de euros e a sua concretização garante uma melhoria nos níveis de segurança, qualidade e fiabilidade da infraestrutura ao serviço dos utilizadores do transporte ferroviário, agora concluídos”, indicou a Infraestruturas de Portugal numa nota enviada à agência Lusa.

De acordo com a Infraestruturas de Portugal, este troço de cerca de 15 quilómetros serve os concelhos de Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda, e de São João da Pesqueira, no distrito de Viseu.

A Infraestruturas de Portugal acrescentou ainda que “a intervenção teve por objetivo a requalificação da infraestrutura de via no troço, tendo contemplado, entre outros, trabalhos de substituição integral das travessas de madeira por travessas de betão bibloco, a substituição de carril e transformação de barra curta em barra longa soldada”.

Segundo a empresa pública, “a empreitada, de elevada complexidade logística, foi maioritariamente desenvolvida em período noturno sem comprometer a normal circulação ferroviária”.

Esta intervenção integra o Plano de Modernização da Linha do Douro, cujo desenvolvimento está a ser realizado de forma faseada, tendo sido já executada a intervenção no troço Caíde-Marco, obra desenvolvida no âmbito do Ferrovia 2020, e a reabilitação do troço com cerca de 12,4 quilómetros, entre as estações de Pinhão e de Tua, concluída em 2022.

Já em julho, a Infraestruturas de Portugal anunciava o lançamento de um concurso público para a reabilitação de um troço com cerca de sete quilómetros da Linha do Douro no concelho de Foz Côa, por 3,6 milhões de euros.

A Infraestruturas de Portugal referia à data que a intervenção se centraria entre as localidades de Freixo de Numão, desde o quilómetro 163,1, até ao Pocinho, junto ao quilómetro 170,994, no concelho de Vila Nova de Foz Côa.

O investimento de 3,6 milhões de euros incide na requalificação integral da infraestrutura, que vai assegurar o reforço dos níveis de segurança, qualidade, fiabilidade e disponibilidade da infraestrutura.

A empreitada tem um prazo de execução de 300 dias e prevê a execução de trabalhos de substituição integral das travessas de madeira por travessas de betão bibloco, a substituição de carril, a transformação de barra curta em barra longa soldada e execução de órgãos de drenagem.

A Linha Ferroviária do Douro liga, atualmente, o Porto ao Pocinho (171,522 quilómetros) e há vários anos que é defendida a eletrificação da via, bem como a reabertura do troço entre o Pocinho (Vila Nova de Foz Côa) e Barca d’Alva (Figueira de Castelo Rodrigo), desativado em 1988.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.