Lançado concurso para reabilitação da Linha do Douro em Foz Côa

A Infraestruturas de Portugal lançou o concurso público para a reabilitação de um troço com cerca de sete quilómetros da Linha do Douro no concelho de Foz Côa, por 3,6 milhões de euros.

Em resposta à agência Lusa, a Infraestruturas de Portugal referiu que a intervenção vai centrar-se entre as localidades de Freixo de Numão, desde o quilómetro 163,1, até ao Pocinho, junto ao quilometro 170,994, no concelho de Vila Nova de Foz Côa, distrito da Guarda.

A Infraestruturas de Portugal avançou que em causa está um investimento de 3,6 milhões de euros que vai incidir na requalificação integral da infraestrutura, que vai assegurar o reforço dos níveis de segurança, qualidade, fiabilidade e disponibilidade da infraestrutura.

“A melhoria dos níveis de conforto e comodidade para os utilizadores do transporte ferroviário também será tida em conta”, lê-se na mesma resposta.

A empreitada tem um prazo de execução de 300 dias e prevê a execução de trabalhos de substituição integral das travessas de madeira por travessas de betão bibloco, a substituição de carril, a transformação de barra curta em barra longa soldada e execução de órgãos de drenagem.

Segundo a Infraestruturas de Portugal, este investimento é realizado no âmbito do Plano de requalificação da Linha do Douro, cujo desenvolvimento será assegurado de forma faseada, estando já executada a intervenção no troço Caíde – Marco, obra desenvolvida no âmbito do Ferrovia 2020, e a reabilitação do troço Pinhão-Tua.

A Linha Ferroviária do Douro atualmente liga o Porto ao Pocinho (171,522 quilómetros) e há vários anos que é defendida a eletrificação da via, bem como a reabertura do troço entre o Pocinho (Vila Nova de Foz Côa) e Barca d’Alva (Figueira de Castelo Rodrigo), desativado em 1988.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.