Sistema de etiquetagem energética de janelas

A etiqueta energética CLASSE+ é a nova marca lançada pela ADENE – Agência para a Energia, para a classificação do desempenho energético de janelas das habitações e edifícios de comércio e serviços.

Esta etiqueta utiliza uma escala de “F” a “A+” (de menos a mais eficiente), já familiar da etiqueta europeia de eletrodomésticos, para classificar a eficiência energética de janelas, além de apresentar o nível de conforto que as proporcionam à casa, no verão e no inverno.

Janelas mais eficientes resultam numa maior poupança energética, melhor insonorização acústica e mais conforto térmico. Com janelas eficientes «CLASSE+», paredes e coberturas bem isoladas, é possível, sustenta a ADENE, que uma família poupe entre 250 e 1000 euros por ano com a redução da fatura energética, das despesas de saúde e com a valorização do seu património.

Importa salientar que nos quase 1,5 milhões de certificados energéticos de habitação emitidos em Portugal nos últimos 10 anos, foi possível verificar que existem perto de 1 milhão de janelas que podem ser substituídas por outras mais eficientes: “Este número pode significar mais de 5 milhões de euros de poupança de energia por ano nas habitações familiares, por exemplo com a substituição de uma janela de vidro simples e sem corte térmico, por uma janela com classificação ”A+” na etiqueta CLASSE+, o que pode resultar em menos 50 por cento de perdas de energia através deste elemento e menos gastos”, destaca Paulo Santos, coordenador da área de Etiquetagem Energética na ADENE.

Para apoiar a substituição de janelas e outras medidas de eficiência energética, o Governo lançou em abril o programa «Casa Eficiente 2020» (https://casaeficiente2020.pt/), um incentivo de 200 milhões de euros do investimento dirigido a habitações particulares, disponibilizados através dos bancos em regime de empréstimo reembolsável e em condições favoráveis. Para serem objeto deste benefício, as janelas a instalar terão de ter etiqueta energética «CLASSE+» com classificação “B” ou superior e a instalação feita preferencialmente por um técnico credenciado.

No caso da reabilitação urbana e energética integral de edifícios para habitação, comércio ou serviços, estão igualmente previstos 1400 milhões de euros para investidores através do IFRRU2020 (www.portaldahabitacao.pt/pt/portal/reabilitacao/ifrru/), um instrumento de financiamento reembolsável ao investimento, acessível num conjunto de bancos selecionados e também disponível para a instalação de janelas mais eficientes.

Mais informação em www.aclassemais.pt

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.