Carmo Wood avança na construção de habitações em CLT

A Carmo Wood, empresa portuguesa especialista em madeira tratada, anunciou a entrada no mercado de construção para habitação em CLT, com o lançamento de uma nova gama de produtos: as BlockHouses Carmo Wood.

Disponíveis nas tipologias T0, T1, T2 e Stand, as novas BlockHouses Carmo Wood são construídas em CLT (Cross-Laminated Timber) e, de acordo com a empresa, “distinguem-se no mercado pela assinatura de qualidade Carmo Wood, uma empresa com mais de 40 anos de experiência em madeiras tratadas”.

Esta nova gama de produtos, cem por cento produzida em Portugal, caracteriza-se pela rapidez de construção, pelo custo acessível, pela facilidade de licenciamento, pelo design nórdico e pela sustentabilidade, “características que fazem desta uma opção duradoura e fiável para uma nova casa de férias, anexos, projetos para turismo ou até para empresas”.

Segundo a Carmo Wood, o CLT é um material “inovador”, conhecido como o “novo betão sustentável”, composto por painéis de madeira maciça colados e prensados em camadas cruzadas.

“Esta técnica proporciona uma resistência ótima e uma flexibilidade estrutural surpreendente. Para além da sua resistência, este material sustentável permite ainda um excelente isolamento térmico, que garante o conforto durante todas as estações do ano, e isolamento acústico”, explicou ainda a empresa.

“A madeira é indiscutivelmente o material de construção do século XXI. A crise na construção e na habitação verificadas nos últimos anos criaram oportunidades de mercado muito interessantes”, referiu o administrador e COO da Carmo Wood, João Figueiredo.

“Na Carmo Wood temos a inovação e a qualidade no centro de tudo o que fazemos pelo que no último ano temos estado a desenvolver esta nova área de negócio que vem suprimir uma lacuna no mercado. Apresentar uma solução duradoura, resistente, sustentável e que pudesse ser entregue de forma rápida foi a nossa grande preocupação”, acrescentou o responsável.

O processo de produção das BlockHouses Carmo Wood é, de acordo com a empresa, ágil e eficiente. Cada unidade é produzida na fábrica em cerca de um mês, e o prazo máximo de entrega ao cliente final, com serviço chave-na-mão, é de dois meses.

“Esta solução é ideal para turismo ou segunda habitação, mas também para empresas que procuram dar habitação aos seus funcionários em zonas com problemas de oferta ou para aqueles com muita mobilidade de trabalho que não sabem onde vão viver. Graças às BlockHouses, qualquer pessoa poderá, assim, desfrutar da sua nova habitação ou espaço comercial num curto espaço de tempo, sem comprometer a qualidade e o conforto”, explicou João Figueiredo.

Com um design minimalista, inspirado no estilo nórdico e feitas com madeira de elevada qualidade proveniente de florestas sustentáveis, as novas BlockHouses são entregues ao cliente prontas a habitar incluindo todas as instalações sanitárias, instalação de sistema de redes (eletricidade, águas, esgotos, entre outras) e acabamentos. A Carmo Wood oferece ainda um leque de equipamentos extra opcionais, que permitem personalizar cada casa, bem como a possibilidade de incluir projeto de licenciamento, topografia ou fundações.

Devido ao seu baixo peso e técnica de construção, as BlockHouses podem até ser movidas de lugar já que são facilmente transportadas num único camião e instaladas em qualquer local desejado pelo cliente. 

O acompanhamento ao cliente é feito durante todo o processo. As soluções de habitação Carmo Wood compreendem o fornecimento das casas, a sua montagem no terreno e todas as etapas prévias de execução dos projetos de arquitetura e, quando solicitado, a execução das infraestruturas no terreno para água, saneamento, eletricidade e comunicações.

Para além disso, compreende igualmente os processos de instrução e informação sobre os procedimentos necessários para a legalização final da casa e é disponibilizado todo o apoio e informação necessários para a certificação das várias especialidades: elétricas, comunicações, energéticas, acústicas ou para obtenção da licença de habitação da casa.

“As casas são pré-montadas com os mais elevados índices de qualidade de fabrico e controle apertado de todos os processos inerentes à construção e montagem no terreno”, informou ainda a empresa.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.