Deputados pugnam pela valorização da calçada portuguesa

A Assembleia da República recomendou ao Governo, através da resolução nº 54/2018, a manutenção da calçada portuguesa e a sua valorização enquanto expressão artística e distintiva de Portugal, divulgando as suas técnicas. A candidatura a Património da UNESCO é um dos objetivos.

Recomenda-se igualmente que sejam criados mecanismos de proteção desta arte, através do levantamento e inventariação da calçada artística existente, recorrendo para tal à georreferenciação e à inscrição no inventário nacional dos moldes, ferramentas, materiais, técnicas e processos associados à arte do calcetamento.

É ainda recomendada ao Governo, em parceria com o poder local, a adoção de políticas de conservação da calçada portuguesa que minimizem a sua degradação, sem prejuízo de serem incorporados materiais que melhorem a sua mobilidade, aderência e conforto, quer nas zonas históricas quer nas recentes.

O executivo é ainda instado a valorizar e dignificar a profissão de calceteiro, pela sua ligação ao património cultural português, promovendo a sua qualificação e estabilidade profissional.

Os deputados entendem ainda que se justifica a promoção da calçada portuguesa a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, atendendo à sua singularidade.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.