Basílica do Divino Pai Eterno – estrutura do corpo central

Em Trindade, pequena cidade do estado de Góias, no interior do Brasil, está a ser construída a Nova Basílica do Divino Pai Eterno. Trata-se de uma promoção da Igreja Católica local cuja principal edificação é a grande Igreja, mas que albergará muitos outros espaços, essencialmente públicos, tais como um imenso Ossário, uma ampla praça, diversas capelas, um grande teatro, zonas de estacionamento e comerciais, mas também áreas de caráter mais privado.

A estrutura do “Corpo da Basílica” foi decomposta num total de seis corpos mecanicamente independentes designados pelas letras A a F. As considerações e explicações que se seguem referem-se apenas ao corpo localizado no centro da Basílica, designado por setor C, cuja posição e enquadramento se ilustra na Fig. 1. Dentro deste setor aborda-se essencialmente a parcela da estrutura do setor C que se situa acima da Praça Superior, que está nivelada com o piso da Igreja.

Autor: Filipe Conceição, Projetista de estruturas na Tal Projetecto - Projectos, Estudos e Serviços de Engenharia, Lda

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.