Aumento da produção na construção acelera para 8,1% em maio

A produção da construção aumentou em maio 8,1 por cento em termos homólogos, acima do crescimento, verificado pela primeira vez este ano, de 3,2 por cento em abril, mas ainda 0,9 por cento inferior a maio de 2019, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O INE ressalva que esta evolução reflete em larga medida um efeito de base, uma vez que o mês homólogo foi afetado pela pandemia, e revela que o maior impulso foi do segmento de engenharia civil.

A construção de edifícios cresceu 5,3 por cento em maio, face ao mesmo mês do ano anterior, acima do crescimento homólogo de 1,5 por cento em abril, enquanto a engenharia civil acelerou 5,7 pontos percentuais, para uma taxa de variação de 12,3 por cento.

Os índices de emprego e de remunerações – resultantes de um inquérito mensal do INE a empresas da construção e de promoção imobiliária – registaram em maio subidas homólogas de 2,9 por cento e 13 por cento, respetivamente, contra variações de 3,1 por cento e 15 por cento no mês anterior.

Também neste caso, o INE destaca que o resultado é influenciado pelo efeito base, especialmente nas remunerações, pois em maio de 2020 observaram-se diminuições homólogas de 2,1 por cento no emprego e 6,0 por cento nas remunerações.

Face a abril, estes índices aumentaram 0,4 por cento e 3,4 por cento, respetivamente, tendo registado 0,5 por cento e 5,3 por cento em maio 2020.

O índice do INE é feito com base num inquérito mensal a empresas sediadas no território nacional que se dedicam principalmente à construção, recolhendo informação sobre o número de horas trabalhadas em engenharia civil e na construção de edifícios.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.