Aprovada construção de escola no Parque das Nações

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou o lançamento do concurso público para construir a Escola Básica 1 do Parque das Nações, com um preço base de 7,5 milhões de euros.

A autarquia argumenta no documento que o novo estabelecimento escolar, que inclui também o Jardim de Infância do Parque das Nações, visa “dar resposta a uma lacuna existente na prestação pedagógica/educacional para os escalões etários abrangidos” numa freguesia com mais de 20 mil habitantes.

O prazo de execução da obra é de 1.095 dias e o preço base do concurso público 7,5 milhões de euros.

A Câmara de Lisboa aprovou também a reabilitação do túnel da Avenida João XXI, no valor de 7,5 milhões de euros e com o prazo de execução da obra de cerca de dois anos, considerando necessária uma “intervenção de fundo” naquela infraestrutura.

O executivo municipal salientou na proposta que é “necessário proceder a uma intervenção de fundo no túnel da Avenida João XXI, nomeadamente ao nível da reabilitação de todas as infraestruturas (AVAC, redes de águas, de incêndios, de drenagem de águas residuais e pluviais) da estação elevatória, reforço estrutural de estruturas, incluindo o reforço contra incêndios, remodelação da zona que integra o posto de controlo, a sala do grupo gerador, o posto de transformação e a saída de emergência da Avenida de Roma, bem como a criação de uma nova saída de emergência no cruzamento da Avenida João XXI e Avenida de Roma”.

A obra de reabilitação tem como objetivo “dar cumprimento aos requisitos necessários e regulamentares de segurança, garantindo os eficazes métodos construtivos e dimensionamento estrutural”, refere a proposta.

Os vereadores aprovaram ainda requalificação da pista de atletismo Professor Moniz Pereira, no Lumiar, no valor 1,1 milhões de euros.

A obra, com um prazo de execução de 180 dias, contempla “a criação de uma reta de velocidade do lado oposto à existente e a criação de um novo corredor de salto à vara junto à nova reta, juntamente com um corredor de arrasto (treino com carga)”, bem como o aumento da capacidade da bancada de assistência.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.