Fachadas com revestimentos cerâmicos auto-drenantes

O projeto Revi Clean Facade, que resulta de um consórcio entre a Revigrés, a Saint-Gobain Weber e o ITeCons, tem como finalidade desenvolver um novo produto com elementos cerâmicos para o revestimento exterior de fachadas, evitando o aparecimento de eflorescências.

De modo a garantir a robustez e aplicabilidade da solução, irão ser estudadas argamassas de colagem e a respetiva aplicabilidade em todo o tipo de suportes, garantindo a satisfação de todas as exigências funcionais aplicáveis a revestimentos exteriores de fachadas.

O projeto far-se-á por etapas: a primeira consiste na realização de estudos preliminares que consistirão num estudo de mercado nacional e internacional, na definição das exigências e requisitos funcionais do sistema, na avaliação físico-química de patologias do sistema (realizada com base num levantamento de soluções existentes) e num estudo económico que permita estabelecer limites associados aos custos de produção e do produto em si, garantido a sua capacidade competitiva no mercado. Segue-se a conceção e desenvolvimento do sistema, que passa pelas definições base do seu funcionamento, simulação numérica dos fenómenos físicos e mecânicos, desenvolvimento de argamassas de colagem e de betumação de juntas, desenvolvimento de material cerâmico, desenvolvimento do sistema de ventilação e desenvolvimento de soluções para adaptação da linha de produção. Em seguida, será feita uma campanha de validação experimental para a qual se prevê uma caracterização física e mecânica pormenorizada dos vários componentes e sistema. O sistema será depois aplicado em protótipos à escala real e será feita a respetiva monitorização. Por último, os resultados serão promovidos e divulgados.

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020.

Consulte aqui informação detalhada.

Newsletter Construção Magazine

Receba gratuitamente no seu email todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.