11ª Conferência Passivhaus Portugal realiza-se em outubro

A 11ª edição da Conferência Passivhaus Portugal, evento nacional dedicado ao tema da construção e reabilitação Passive House e NZEB, vai decorrer nos dias 24 e 25 de outubro, no Centro de Congressos de Aveiro.

Nesta conferência vão encontrar-se mais de 40 marcas expositoras, quatro salas simultâneas de workshops, uma sala exclusivamente dedicada à apresentação de projetos Passive House, e um dia inteiro do evento será para aprender, debater e conhecer tudo o que de mais inovador se está a fazer em matéria de ensino, projetos e certificação Passive House.

A Passivhaus Portugal é a entidade que representa o setor em Portugal e está filiada na International Passive House Association. Esta será a 11ª edição da Conferência Passivhaus Portugal, que a cada ano cresce em número de membros e participantes.

O dia 24 de outubro é dedicado a workshops práticos e de apresentação de projetos. “Os parceiros Passivhaus estão agrupados de forma a que cada workshop toque as várias áreas de uma construção ou reabilitação: envolvente opaca, estanquidade ao ar, janelas e sombreamento, ventilação com RC, eficiência hídrica e sistemas de aquecimento e arrefecimento”, referiu a organização em comunicado enviado à redação.

Estarão ainda a decorrer, em dois horários distintos, demonstrações de execução do blower door test.

A par dos workshops das marcas, uma das salas estará exclusivamente dedicada à apresentação de projetos Passive House, pelo próprios Certified Passive House Designers.

O final do primeiro dia de evento encerra com um cocktail exclusivo para as marcas parceiras da Passivhaus Portugal.

O segundo dia da conferência destina-se à aprendizagem e debate, com o espaço do Grande Auditório a receber oradores e participantes. Para a parte da manhã está reservada a sessão de abertura, onde será dado a conhecer o novo método de Certificação Passive House (em 2024), o estado do projeto pioneiro Passive House Center e outras novidades.

De seguida, decorrerá a apresentação da professora Ana Rute Costa, diretora da licenciatura em arquitetura da Universidade de Lancaster (Reino Unido), que demonstrará como a Passive House é parte integrante do currículo dos estudantes de arquitetura, com um painel de debate com outros professores sobre como estas abordagens podem ser aplicadas no ensino em Portugal.

A tarde estará reservada aos projetos Passive House. A arquiteta e Passive House Designer Tânia Martins, da Homestories, desenvolveu o projeto de reabilitação da casa da atriz Ana Varela, e ambas estarão presentes na apresentação do projeto, num painel que terá ainda espaço de conversa com outros donos de obra e moradores sobre os desafios da obra e a vivência duma Passive House.

A última sessão será para projetos de edifícios não residenciais: a reabilitação de uma residência universitária, a construção de uma esquadra de polícia e a construção dum edifício administrativo.

À semelhança dos outros anos, o evento tem entrada gratuita mediante inscrição prévia, mas com vagas limitadas.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.