Workshop internacional sobre construção em madeira

O SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta e a Universidade de Coimbra estão a promover o workshop “Construção em Madeira. Desafios e Oportunidades”, que irá decorrer nos dias 27 e 28 de março, nas instalações do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra.

Este workshop destina-se a todos os intervenientes no setor da Construção, como empresas, prestadores de serviços (gabinetes de arquitetura/projeto), divisões de obras públicas (municípios, CIMs) e a comunidade académica (docentes/ estudantes).

O investigador no SerQ e técnico responsável pelo desenvolvimento nacional do Projeto Eguralt, Carlos Martins, salientou que “este workshop é uma oportunidade para conhecer o trabalho desenvolvido por especialistas de renome nacional e internacional sobre a utilização da madeira, no setor da construção”.

Para o SerQ, este é um setor que tem vindo a assistir a uma constante alteração de paradigma contribuindo para o desafio global do combate às alterações climáticas. “Diversas medidas têm sido implementadas à escala global para uma construção mais sustentável, tendo em conta a redução de emissões de carbono e o uso de matérias-primas naturais e provenientes de fontes sustentáveis e renováveis. E a madeira ocupa uma posição privilegiada entre os diversos materiais empregues na construção”, acrescentou o centro de inovação.

Ao longo do primeiro dia do workshop serão abordados diversos temas na valorização da madeira na arquitetura, entre as quais a Construção em madeira – a arquitetura aliada à Sustentabilidade; Dimensionamento e Execução de estruturas em madeira; e Pormenorização, Durabilidade e Monitorização na Construção em Madeira.

O presidente da Ordem dos Arquitectos, Gonçalo Byrne, irá realizar uma palestra sobre o uso da madeira na construção em altura. Também marcará presença o arquiteto António Lara, que apresentará o edifício Impulso Verde, uma infraestrutura pública em madeira localizada na Galiza, Espanha, e com valências de co-work. No final do dia serão ainda apresentadas algumas Obras de Referência em madeira realizadas por empresas/ gabinetes de arquitetura nacionais.

No segundo dia, os trabalhos do workshop iniciam-se com a apresentação do Metropol Parasol de Sevilha, pelo engenheiro Matthias Gerold, “uma estrutura ímpar no contexto mundial”. Seguem-se diversas apresentações técnicas relacionadas com o Eguralt, nas quais serão divulgados os principais resultados obtidos neste projeto do Programa INTERREG SUDOE, em que o SerQ é o representante nacional.

A intervenção do arquiteto e docente da Universidade de Coimbra João Mendes Ribeiro abrirá a sessão da tarde, com a apresentação dedicada ao Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira 2021 (PNAM’21), seguindo-se uma nova sessão dedicada às obras de referência nacionais.

O programa do evento termina com a mesa-redonda “Desafios e oportunidades para o futuro da construção com madeira”. Durante o workshop serão promovidos diversos momentos de network e divulgados os trabalhos realizados pelo SerQ na valorização dos produtos de madeira para a Construção.

As inscrições podem ser efetuadas através do formulário disponibilizado online.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.