Webinar sobre Passaportes de Renovação de Edifícios e One-Stop-Shops

A ADENE – Agência para a Energia está a promover o webinar “Passaportes de Renovação de Edifícios e One-Stop-Shops – Como podem os edifícios públicos beneficiar destes instrumentos?”, a realizar-se no dia 7 de maio, pelas 11 horas.

O webinar, que decorre no âmbito do projeto Efficient Buildings, pretende debater como os edifícios públicos podem beneficiar de Passaportes de Renovação de Edifícios e das One-Stop-Shops, destacando a sua importância no cumprimento dos objetivos definidos pela Renovation Wave e pelas Estratégias de Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios.

Os Passaportes de Renovação de Edifícios e os Diários de Bordo Digitais de Edifícios “são essencialmente roteiros de renovação que os proprietários de edifícios podem usar para planear reformas profundas, reunir todas as informações relevantes num único lugar e obter uma visão geral, sempre atualizada, dos seus edifícios ao longo de toda a sua vida útil”, explicou a ADENE em comunicado.

De acordo com a agência, as One-Stop-Shops são ferramentas importantes para promover a reabilitação de edifícios, centralizando um conjunto de serviços, tais como o diagnóstico técnico e social, a coordenação de fornecedores, o apoio financeiro e o acompanhamento das medidas implementadas.

“As One-Stop-Shops são a ferramenta ‘por excelência’ para apoio aos proprietários de edifícios a aplicar as medidas identificadas nos Passaportes de Renovação de Edifícios. Ao permitir esta coordenação em grande escala, as One-Stop-Shops têm o potencial de ser um centro de informação atualizada sobre o parque edificado, o que pode ser muito útil para as autoridades locais e nacionais como instrumento de acompanhamento da implementação de políticas públicas. Além disso, estas ferramentas também podem alavancar a melhoria dos níveis de eficiência energética em edifícios públicos”, rematou.

Assim, o debate procura responder a questões como: Como é que os Passaportes de Renovação de Edifícios podem contribuir para a Renovation Wave e para as Estratégias de Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios? As One-Stop-Shops são uma boa ferramenta para promover a implementação de Passaportes de Renovação de Edifícios? Como é que os Passaportes de Renovação de Edifícios e as One-Stop-Shops podem apoiar a renovação massiva de edifícios públicos a nível regional e local?

A participação no webinar é gratuita, mas carece de inscrição, que poderá ser efetuada através do formulário disponibilizado online.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.