Vila Nova de Gaia adjudica construção de piscina olímpica na Lavandeira

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, aprovou a adjudicação da construção de uma piscina olímpica junto ao parque da Lavandeira.

O projeto inclui vários tanques de água, sendo um deles com seis pistas de 25 metros e outro com duas pistas de 50 metros, ou seja, de acordo com as necessidades de práticas olímpicas.

Soma-se um terceiro tanque com pista de 10 metros destinado a crianças.

Os tanques de 25 e 50 metros serão construídos lado a lado para dar resposta a requisitos competitivos.

Além disso, o equipamento, descrito como complexo aquático de formação, terá dois ginásios, um parque de estacionamento e uma cafetaria.

O espaço será para edificar ao lado do parque da Lavandeira, em terreno da autarquia, mas o investimento e exploração será de privados, explicou o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.

A exploração será por um período de 40 anos e, como contrapartida, a autarquia recebe um milhão de euros, sublinhou.

No final do contrato, o terreno e os equipamentos voltam para a posse da autarquia, acrescentou o autarca.

Contudo, apesar de ser explorada por privados, o presidente da câmara referiu que a autarquia será responsável pela área social, nomeadamente pela gestão e patrocínio do uso por parte das escolas e associações locais.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.