Vila do Conde investe 3ME em construção de zona de lazer em Caxinas

A Câmara de Vila do Conde, distrito do Porto, vai investir três milhões de euros na construção de um parque lúdico na zona costeira de Caxinas, que será instalado por cima dos armazéns de aprestos dos pescadores.

A intervenção, que será feita à cota da via marginal que liga a cidade vizinha da Póvoa de Varzim a Vila do Conde, serve de conclusão à empreitada de construção dos 122 armazéns, geridos pela Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, que estão em funcionamento desde o ano passado.

“A anterior gestão da Câmara assinou um protocolo onde assumiu essa requalificação, mas não teve em conta o financiamento, e hoje temos uma zona abandonada e vedada por taipais. Vamos concluir essa responsabilidade e devolver esse espaço público à comunidade”, começou por dizer o presidente da autarquia vila-condense, Vítor Costa.

A intervenção vai incidir numa área de dez mil metros quadros, que abrange toda a cobertura dos armazéns, criando uma zona de lazer e de fruição junto ao mar.

“Será um parque público, com espaços verdes, um pequeno anfiteatro que pode acolher concertos, um parque infantil e uma pérgula panorâmica para observar o mar. Será um espaço com horizonte aberto, com elementos que remetem para o mar para a pesca”, explicou o autarca.

Vítor Costa explicou que a obra está orçada em três milhões, revelando que já há um projeto que será colocado em concurso público ainda antes do verão, esperando que as intervenções arranquem ainda este ano.

“É uma obra financeiramente exigente, mas já avançámos com uma pré-candidatura aos fundos comunitários de requalificação urbana. Acreditamos que teremos uma boa comparticipação. Mas, independentemente disso, a empreitada vai avançar”, disse o presidente de Câmara.

Vítor Costa reconheceu que “o momento económico do país não é favorável a grandes obras”, mas considerou que esta é uma intervenção que “não se pode mais arrastar mais tempo”.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.