Sistema de diques da Valada vai ser reabilitado

A Agência Portuguesa do Ambiente vai promover a reabilitação do sistema de diques de Valada, no Cartaxo, iniciando a empreitada com a respetiva consignação da obra a 12 de agosto, às 15h30.

O sistema de diques de Valada faz parte do complexo de 23 diques do Estado, com uma extensão total de cerca de 58.5 km, situados na “Área Tejo”, das zonas críticas de inundação identificadas em Portugal continental. É composto pelos diques de Valada, Tapadinha, S. João, Meia Postinha e Caminho de Meias e defende das cheias do Tejo três aglomerados urbanos e uma área agrícola de 700 hectares.

Esta intervenção será desenvolvida nos concelhos de Santarém, Cartaxo e Azambuja, e tem por objetivo garantir a funcionalidade hidráulica dos diques, isto é, assegurar a sua função primordial de amortecimento e controlo do impacte das cheias nas povoações de Valada, Reguengo de Valada e na parte sul do Porto de Muge.

Os trabalhos a realizar em cerca de 24,5 km de diques consistem, explica a APA, reperfilamento e reparação do corpo dos diques, preenchimento de cavidades, refechamento das juntas e a reparação e substituição das portas de água.

A empreitada, que decorrerá numa única fase, foi adjudicada à Tâmega Engineering, S.A e será executada em três meses.

O valor global da intervenção é de 530 463,95, comparticipado a 75 por cento pelo PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.