Um dos edifícios em madeira mais altos do mundos está a nascer em Paris

A construção da torre Wood Up começou em julho de 2022, terá 50 metros de altura e 17 andares, sendo 14 deles em madeira.

Este edifício, cujo projeto pertence ao promotor imobiliário REI Habitat e que foi projetado pela LAN Arquiteturas, vai abrigar 132 apartamentos, uma horta comunitária, um deck de confraternização na cobertura e um espaço lounge no oitavo piso.

De acordo com o gabinete de arquitetura, assim que a sua construção for concluída, no 13º arrondissement de Paris ao lado da ponte Pont National, a torre Wood Up será uma dos efifícios em madeira mais altos do mundo.

“Projetar um edifício de madeira significa, acima de tudo, estudar um quadro estrutural que corresponda às suas funções. Assim, no caso do bloco B1A3, o quadro estrutural foi definido em relação ao tamanho das unidades habitacionais. A estratégia foi compor a blindagem do edifício com dimensão de 3,90 metros para que se adapte facilmente a qualquer tipo de habitação”, refere a LAN Arquiteturas na sua página de internet, relativamente ao projeto da a torre Wood Up.

A particularidade do terreno reside na gestão da significativa diferença de nível (aproximadamente sete metros) entre o Quai d'Ivry e o piso térreo acessível no lado do Boulevard du Général Jean Simon. Todos os níveis entre o térreo e o 15º piso são construídos com o mesmo princípio de nível duplo.

O primeiro nível é composto pelo pé-direito duplo da base e desenvolve dez habitações simplex. “Essa estratégia permitiu-nos oferecer varandas aos apartamentos localizados no nível inferior das galerias, a cada segundo nível”, explica o gabinete de arquitetura.

“No caso dos duplex, ao dotar cada um deles de uma loggia de pé-direito duplo, oferece-se uma mais-valia aos espaços exteriores. Como numa casa unifamiliar, os quartos do andar de cima abrem-se para sua própria loggia, preservando assim um certo grau de privacidade”, acrescentou.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.