Trabalhos de fresagem no rio Reno para manter a navegabilidade

As alterações climáticas e as temperaturas particularmente elevadas e duradouras do verão fizeram-se sentir no Rio Reno, o que dificultou o abastecimento das empresas que dependem do transporte fluvial de mercadorias, que só pôde ter lugar em condições difíceis e de forma limitada.

Para uma das rotas de transporte de mercadorias mais movimentadas, é, portanto, particularmente importante manter o canal de navegação navegável, melhorá-lo, evitar a perda do nível da água e assegurar as infraestruturas para o futuro.

Os trabalhos de fresagem devem ser executados na zona média do Reno, entre Östrich e Geisenrücken, a fim de garantir uma profundidade de 2,10 metros abaixo do nível de água. Para este perfil do canal de navegação, os obstáculos – tais como pontas de rocha – são removidos debaixo de água em certos pontos. O material irregular e fissurado com durezas até 100 MPA requer tamanhos de fresagem e máquinas portadoras adequados.

Este projeto, financiado pelo Ministério Federal dos Assuntos Digitais e Transportes da Alemanha, apresenta-se desafiante para todas as partes envolvidas, pois o uso de martelos hidráulicos ou explosivos não é permitido devido a vibrações nocivas e à formação descontrolada de sedimentos. A isto juntam-se as condições especiais para trabalhar debaixo de água – especialmente os requisitos de proteção da natureza.

Os trabalhos, desenvolvidos pela Weseler Hülskens Wasserbau GmbH & Co. KG., empresa de engenharia hidráulica, utiliza para este fim dois pontões flutuantes, nos quais a tecnologia necessária está permanentemente instalada. Foram efetuadas com antecedência as investigações habituais de engenhos explosivos, mas o resultado foi negativo, apesar de terem sido encontrados muitos detritos.

No entanto, as condições locais permitem que a degradação do material seja feita sem problemas e com bons resultados.

Foi utilizada a fresadora de tambor de ER 3000 da Epiroc, que está equipada com equipamento adicional especial: possui uma proteção especial contra o desgaste para a solicitação extrema submarino e, num primeiro passo de construção, uma campânula de extração que foi instalada adicionalmente, que envolve amplamente a fresadora.

“Com esta técnica amplamente testada, o material de câmara resultante dos trabalhos de fresagem é aspirado e transportado de forma controlada para o ponto de carga traseiro. Aí encontra-se um complexo sistema de filtragem e separação técnico, bem como um contentor de carga para o compartimento”, explicou a Epiroc em comunicado divulgado.

Os trabalhos subaquáticos requerem uma operação ecologicamente segura, pelo que a fresadora Erkat não foi acionada apenas por óleo hidráulico biológico, mas também por um óleo bio-hidráulico especial, de forma sustentável. Além disso, durante o funcionamento, a ER 3000 é alimentada com uma quantidade de óleo de 420 litros por minuto.

De acordo com a Epiroc, no total, os trabalhos decorreram sem dificuldades ou danos.

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