A importância da eficiência hídrica nos sistemas prediais de água em edifícios

A limitação da água disponível no nosso planeta e as enormes desigualdades na sua distribuição determinam que a maior parte da população mundial enfrente graves problemas no acesso a água potável. O crescimento demográfico, as dinâmicas económicas e os novos estilos de vida tornam a água um recurso cada vez mais escasso e valioso. As alterações climáticas vêm agravar ainda mais este cenário.

No que se refere ao uso da água, os longos períodos com pouca precipitação e o aumento da temperatura do ar são os efeitos das alterações climáticas que mais poderão contribuir para condicionar o serviço de abastecimento de água a nível económico, técnico e de qualidade do serviço.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a continuação dos níveis atuais de consumo, desperdício e contaminação terão consequências muito graves para o nosso planeta. A gestão sustentável da água, para além de ser uma temática atual no panorama nacional, é também assumida como prioridade, não só pela escassez do recurso em termos quantitativos, mas também pelos aspetos relativos à qualidade da água.

A eficiência hídrica nos sistemas prediais de água em edifícios tem como objetivo o uso eficiente da água e a redução do seu consumo, assegurando que, com a utilização da quantidade mínima possível, se consiga proceder eficazmente à função, tarefa, processo ou serviço na qual a água é utilizada.

A eficiência hídrica nos sistemas prediais pode ser considerada em quatro dimensões: redução de perdas de água, eficiência de equipamentos e dispositivos, implementação de medidas técnicas, e implementação de medidas comportamentais. (...)

Por Helena Tavares Silva, engenheira civil, responsável do Departamento de Novos Sistemas de Ligação da EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A (EPAL)

Artigo completo na Construção Magazine nº116 jul/ago 2023, dedicada ao tema 'Recursos hídricos e gestão da água'

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.