Solução versátil de sombreamento premiada na Techtextil

A Techtextil, feira de têxteis técnicos que termina hoje na Alemanha, deu a conhecer a lista de estudantes premiados no contexto do concurso “Textile Structures for New Buildings”.

A concurso estavam as categorias de Micro Arquitetura, Macro Arquitetura, Cidade do Futuro e Inovação Material.

Na categoria da “Cidade do Futuro” a distinção foi para três estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Belgrado: Masa Zujovic, Isidora Kojovic e Nevena Joromic, pela “Voro-Membrane”, uma solução de sombreamento para espaços públicos baseada no modelo matemático das estruturas Voronoi. O resultado é uma intersecção entre luz e sombra que pode ser explorada de modo mais aprofundado em contexto urbano.

No contexto da Macro Arquitetura, foram atribuídos três prémios. Hugo Cifre, da Universidad Europea de Madrid, e Miguel Angel Maure Blesa, da Universidad Politecnica de Madrid, venceram o primeiro prémio com o projeto “Bubble”, um ortoedro pneumático com quatro metros de altura. O segundo prémio foi para Thitiwut Pakdee, Surakist Hunpaisarn e

Chonticha Wimonchailerk, que apresentaram uma membrana para proteger uma antiga embarcação da luz solar. Em terceiro lugar ficou Ruichen Tang, da Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid, com uma estrutura de aço leve revestida a têxtil, com reforço estrutural.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.