Siza Vieira assina projeto para requalificação da Livraria Lello

O arquiteto português e prémio Pritzker Álvaro Siza Vieira vai criar o projeto para um edifício dedicado à cultura adjacente à Livraria Lello, monumento de interesse público que remonta a 1906.

“Álvaro Siza Vieira, um dos maiores arquitetos portugueses de todos os tempos e um dos mais premiados internacionalmente, vencedor do Prémio Pritzker, aceitou o convite para assinar o projeto de requalificação do número 148 da Rua das Carmelitas, trazendo até à Livraria Lello o trabalho já em curso com a família Pedro Pinto noutros ícones do património da cidade e da região”, anunciou a Livraria Lello.

No âmbito do 115º aniversário do edifício onde está hoje a Livraria Lello e cuja inauguração remonta a 13 de janeiro de 1906, a presidente do Conselho de Administração da Livraria Lello, Aurora Pedro Pinto, afirmou que o projeto de requalificação do número 148 da Rua das Carmelitas no Porto, e contíguo ao edifício da Livraria Lello é “a realização” de um sonho que significa um “investimento não só na Livraria Lello, mas também na cidade”.

O novo projeto de Siza Vieira vai ser “um edifício com alma própria”, “dedicado à cultura” e com “diferentes valências, contribuindo para aumentar a oferta cultural e turística da cidade”, explicou fonte oficial da Livraria Lello à agência Lusa, recordando que em 2008, a Lello foi considerada no jornal The Guardian como uma das mais belas do mundo, e que em 2011, a editora de guias de viagens Lonely Planet refere que aquele espaço dedicado aos livros estava entre as melhores livrarias do mundo e que era “uma pérola de arte nova”.

“Com a criação de um novo espaço dedicado à cultura, a Livraria Lello pretende oferecer uma experiência mais qualificada a leitores e visitantes, aumentar a oferta cultural, partindo do livro, tendo alma e um programa próprios, e que, paralelamente, por passar a estar ligado à Livraria Lello, facilite a circulação de pessoas no interior do número 144 da Rua das Carmelitas”.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.