Sistemas de monitorização dinâmica de barragens de betão para avaliação da segurança estrutural

A partir de meados da primeira década do século XXI, e com o objetivo de reduzir a dependência energética de Portugal, a capacidade de produção hidroelétrica no país tem vindo a ser aumentada. Para essa evolução contribuíram diversos aspetos de que se destacam dois fatores fundamentais. Por um lado, o lançamento do Programa Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroelétrico, que previa a construção de cerca de uma dezena de novas grandes barragens e centrais. Por outro lado, o novo paradigma da exploração dos aproveitamentos hidroelétricos, conjugada com a dos aproveitamentos eólicos, o que levou ao reforço de potência e à instalação de unidades reversíveis em diversos empreendimentos existentes, o que obrigou à construção de novos circuitos hidráulicos subterrâneos, alguns de grande desenvolvimento, e de centrais em caverna a profundidades elevadas.

De acordo com a legislação portuguesa, de que se destaca o RSB-Regulamento de Segurança de Barragens (Decreto-Lei n.º 21/2018 de 28 de março), e tendo em consideração o risco sísmico associado à região de construção das barragens, os DTA-Documentos Técnicos de Apoio ao RSB recomendam a implementação de um Sistema de Observação Sísmica (SOS), incorporando instrumentação para caracterizar a ação sísmica induzida nas obras e a respetiva resposta estrutural, (Figura 1). Em complemento, tem também sido instalado em algumas obras importantes um Sistema de Monitorização Dinâmica em Contínuo (SMDC).

Os resultados provenientes destes sistemas são posteriormente comparados com os resultados de modelos numéricos sofisticados, calibrados com o recurso a ensaios experimentais de caracterização dinâmica realizados nas obras durante a fase de início e fim do primeiro enchimento das albufeiras.

A combinação da monitorização dinâmica com os modelos numéricos tem demonstrado ser uma ferramenta fundamental na avaliação do risco sísmico e segurança estrutural das barragens.

Sistemas de Observação Sísmica (SOS)

Os sistemas SOS permitem não apenas a caracterização da ação sísmica, mas também a avaliação da sua propagação ao longo do maciço rochoso, bem como a determinação da resposta estrutural da barragem. Os SOS estão a ser instalados nas barragens recentemente construídas, prevendo-se que possam vir também a ser incorporados nas barragens existentes com elevado risco sísmico potencial. (...)

Artigo completo na Construção Magazine nº95 jan/fev 2020

J. P. Gomes, LNEC, J.V. Lemos, LNEC, S. Pereira, CONSTRUCT-ViBest (FEUP), F. Magalhães, CONSTRUCT-ViBest (FEUP), G. Monteiro, EDP, e Paulo Pinho, EDP

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.