Sessão técnica sobre características de falhas sísmicas

O Conselho Europeu de Engenheiros Civis (ECCE) e a Associação Internacional de Engenharia Estrutural e de Ponte (IABSE) estão a organizar um webinar sobre características de falhas sísmicas. A sessão está agendada para 13 horas do dia 3 de julho.

A IABSE lançou uma série de webinars intitulada ‘Resiliência Sísmica de Estruturas’ e o primeiro abordará as características de falhas sísmicas com o intuito de “apresentar de forma concisa e prática o estado da arte da compreensão atual das falhas de construção causadas por terremotos”, lê-se em comunicado.

O webinar, que terá a duração de uma hora, conta com a participação do professor emérito do departamento de Engenharia Civil na Universidade de Patras (Grécia) Stephanos Dritsos, com o professor principal de Engenharia Civil na Universidade de Brighton (Reino Unido) Andreas Lampropoulos, com a engenheira civil e investigadora na Universidade de Recursos Naturais e Ciências da Vida (Áustria) Eftychia Apostolidi, e ainda com o engenheiro de estruturas e professor adjunto na Universidade de West (Grécia) Attica Christos Giarlelis.

Ao longo da sessão serão classificados os diferentes tipos de falhas sísmicas de edifícios de concreto armado e alvenaria tendo em atenção os aspetos geotécnicos, e serão explicados os motivos para cada falha e quais as boas práticas para as evitar.

Além disso, serão propostos procedimentos sísmicos de adaptação/atualização para o fortalecimento pré-terramoto e técnicas de reparo/reforço pós-terramoto para todos os casos examinados.

A sessão será transmitida via plataforma Zoom e a participação é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória, que pode ser efetuada através do formulário disponibilizado online.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.