Sessão: Plataforma XMLSCE e ferramenta de cálculo – habitação

O Itecons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade está a promover uma sessão online para apresentar a Ferramenta de Cálculo de Aplicação do HAB e a Plataforma de Criação e Gestão de XML, destinadas à emissão de Certificados Energéticos de edifícios de habitação.

A emissão de um Certificado Energético (CE) de Edifícios Habitação implica, após efetuada toda a caracterização e cálculos necessários à determinação da classe de desempenho energético, o preenchimento de um vasto conjunto de elementos adicionais, e transcrição de dados da ferramenta de cálculo utilizada, no portal da ADENE – Agência para a Energia.

O Itecons pretende nesta sessão fazer a apresentação da Ferramenta de Cálculo de Aplicação do Decreto-Lei n.º 101-D/2020 de 7 de dezembro para edifícios do tipo habitação, onde será preenchida toda a informação necessária à emissão do Certificado Energético, com a qual poderá ser gerado um ficheiro XML, através da Plataforma de Criação e Gestão de XML, desenvolvida pela Flor-de-Utopia, passível de ser importado no portal da ADENE (na área de acesso reservado a Peritos Qualificados do SCE), fazendo o preenchimento automático da quase totalidade dos campos necessários à emissão do CE.

A Ferramenta de Cálculo de Aplicação do Decreto-Lei n.º 101-D/2020 está disponível para download a partir da plataforma P3E.

Esta sessão, que irá decorrer entre as 14h30 e as 18h30 do dia 10 de março, destina-se a peritos qualificados do SCE, de categoria I, candidatos a peritos qualificados do SCE, categoria I, e todos os técnicos que pretendam aplicar o Decreto-Lei n.º 101-D/2020 a edifícios do tipo habitação com recurso às folhas de cálculo do Itecons.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.