Santo Tirso vai construir 220 casas a custos controlados

A Câmara de Santo Tirso vai construir 220 casas a custos controlados na União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (S. Cristina e S. Miguel) e Burgães e na Vila das Aves, anunciou em comunicado a autarquia.

A medida, assinalou o município, surge no âmbito da Estratégica Local de Habitação e pretende aproveitar a faculdade de as habitações a custos controlados serem construídas com o apoio financeiro do Estado, que concede benefícios fiscais e financeiros para a sua promoção.

Uma vez construídas, destinam-se a habitação própria e permanente dos adquirentes, ou a arrendamento, acrescenta a nota de imprensa.

Na Vila das Aves serão construídos até 70 fogos, estando o início das obras previsto para o segundo semestre deste ano, enquanto na União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (S. Cristina e S. Miguel) e Burgães, está previsto construir até 150 fogos, sendo que o arranque deverá acontecer no primeiro semestre de 2024, divulgou o município.

O valor máximo de venda será estipulado pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana e obedece à legislação em vigor, continua a nota de imprensa.

Do lado da câmara, lê-se ainda, “fica a obrigatoriedade de isentar as taxas e compensações urbanísticas dos empreendimentos assim como uma análise célere dos processos de licenciamento”.

A Estratégia Local de Habitação de Santo Tirso, aprovada em 2021, tem como objetivo garantir a todos o acesso a uma habitação digna e adequada, contribuir de forma articulada para o desenvolvimento sustentável do concelho e definir a intervenção municipal no domínio da habitação até 2026.

Citado pelo comunicado, o presidente da câmara, Alberto Costa afirmou ser esta “uma medida que pretende ajudar as famílias na compra de habitação”, salientando que “o objetivo é proporcionar a todos condições para adquirirem casa a custos razoáveis, ajustados ao orçamento familiar”.

A autarquia assinou a 9 de maio com a Efimóveis Imobiliária um acordo de colaboração tendo em vista a construção dos dois empreendimentos habitacionais, lê-se ainda.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.