Requalificação do Mercado de Leiria inaugurada em junho

A requalificação do Mercado Municipal de Leiria, investimento de 3,7 milhões de euros, vai ser inaugurada a 4 de junho, disse à agência Lusa o presidente da Câmara, Gonçalo Lopes.

Em 8 de março, na reunião de Câmara, Gonçalo Lopes tinha anunciado a reabertura do mercado em abril.

Agora, o autarca explicou que o atraso se deve à necessidade de terminar os arranjos e acabamentos, “essencialmente, nas questões elétricas e nas questões dos próprios operadores montarem as suas lojas”.

“Estabilizámos com as pessoas que irão ter as suas operações económicas lá esta data, que é um sábado, um dia de mercado”, adiantou Gonçalo Lopes, garantindo estar “já quase tudo concluído”.

Segundo informação enviada em março à agência Lusa, a consignação dos trabalhos do Mercado Municipal, que contempla os dois imóveis que “constituem o conjunto edificado” desta estrutura, foi feita em abril de 2019, por cerca de 3,4 milhões de euros, acrescidos de IVA, tendo um prazo de execução de um ano.

O valor total da obra, “considerando o valor contratual inicial ao qual se somam trabalhos complementares e se subtraem os trabalhos a menos”, é na ordem de 3,7 milhões de euros, mais IVA.

“O aumento do prazo de obra deveu-se à descoberta de factos de degradação estrutural que não foram detetados durante a fase de elaboração de projeto e cuja gravidade só foi possível apurar após o início das obras, com a retirada de rebocos que escondiam o verdadeiro estado de degradação da estrutura”, explicou a autarquia.

Quanto ao custo, o município explicou que o aumento “deve-se, principalmente, ao reforço estrutural adicional do edifício, uma vez que os trabalhos complementares ocorridos fora deste âmbito são normais numa obra desta dimensão e estão perfeitamente balizados nas percentagens normais e legais previstas no Código de Contratação Pública para os mesmos”.

Os trabalhos do Mercado Municipal de Leiria incluem a cobertura, o revestimento exterior dos edifícios e a envolvente exterior, com o “estabelecimento de condições para viabilização da utilização da fachada Norte do edifício Poente e definição de espaço de esplanada na fachada Sul desse mesmo edifício”, além da “beneficiação de condições de acessibilidade para pessoas de mobilidade condicionada”.

No edifício Poente vai ficar instalada uma startup, o Mercado Municipal e o espaço de produtores, além de áreas de aprovisionamento, estacionamento, balneários, arrecadações e espaços técnicos. Já o edifício Nascente vai ser colocado à concessão.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.