Requalificação de escola degradada de Castro Verde custa 3,3ME

A obra de requalificação da degradada Escola Secundária de Castro Verde, no distrito de Beja, vai começar este mês, num investimento de 3,3 milhões de euros, segundo o presidente do município, António José Brito.

Segundo o autarca, a obra, que deve “começar até final deste mês” e “deverá terminar em 2023”, tendo um prazo de execução de 18 meses, “vai permitir requalificar e modernizar toda a escola, que tem mais de 30 anos e está muito degradada”.

A empreitada, que é “importante” e “representa um investimento estratégico”, vai também permitir “resolver problemas graves” da escola, como infiltrações de água e frio em salas de aula, “remover as coberturas com amianto e instalar novo e moderno mobiliário”, acrescentou.

Após a intervenção, a escola, a sede do Agrupamento de Escolas de Castro Verde, “passará a ser uma escola do século XXI”, frisou.

De acordo com o autarca, o investimento de 3,3 milhões de euros vai ser financiado em 85 por cento por fundos comunitários, sendo os 15 por cento da comparticipação nacional assegurados pela autarquia.

O município já aprovou e vai contrair ao Banco Europeu de Investimento um empréstimo de “cerca de 900 mil euros” para financiar os 15 por cento, indicou.

“Felizmente para Castro Verde, para toda a comunidade escolar, chegámos a este ponto, o de começar finalmente a obra que todos ansiamos e desejamos”, afirmou, frisando que a requalificação da escola “era um objetivo de toda a comunidade” local.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.