Reforço e reconstrução de muros na Rua Damasceno Monteiro, em Lisboa

Após a ocorrência de colapso parcial dos muros localizados a tardoz dos edifícios situados na Rua Damasceno Monteiro, em Lisboa, na madrugada de 27 de fevereiro de 2017 foi solicitada a intervenção de reforço estrutural realizada no âmbito do Projeto de Execução do Reforço e Reconstrução dos muros.

Verificou-se a ocorrência do colapso da zona superior dos muros, seguindo-se o aluimento dos solos contidos por este. Os referidos edifícios sofreram danos estruturais resultantes da derrocada do muro. Aquando da ocorrência, apenas houve danos materiais.

Os muros de contenção existentes foram executados como medida de contenção do talude aquando da execução dos edifícios confrontantes com a Rua Damasceno Monteiro no ano de 1955.

A intervenção iniciada em março e concluída em agosto foi realizada sobre os muros de contenção do talude numa extensão de aproximadamente 90 metros. Os muros vencem um desnível de 20 metros. Esta intervenção de caráter definitivo visou repor as condições de estabilidade local e global das estruturas de contenção, e incluiu a reconstrução da parte do muro que sofreu o colapso.

O desenvolvimento da solução teve por base a necessidade de reconstruir os muros que sofreram o colapso, a necessidade de voltar a confinar os troços de muro existentes que não colapsaram, incrementando a sua segurança local e global para as ações estáticas, hidrostáticas e dinâmicas e também a necessidade de reforçar e/ou repor os sistemas de drenagem de toda a estrutura de contenção.

Foram definidos três tipos de solução, para as três zonas intervencionadas do muro.

Solução A – Muros adjacentes ao muro que sofreu colapso

A intervenção sobre os muros existentes compreendeu a execução de ancoragens como elemento ativo para reconfinamento do muro contra o terreno a tardoz. Na zona inferior ao logradouro em terraço, as ancoragens foram executadas sobre muro em betão armado fundado em micro-estacas; acima deste nível, as ancoragens foram apoiadas numa grelha composta por perfis metálicos apoiada sobre o paramento frontal do muro existente. Previamente à instalação destes dispositivos, no paramento frontal do muro foi aplicado reforço com o S&P ARMO-System composto por malha S&P ARMO-mesh® 200/200 e argamassa S&P ARMO-crete® w (2+2 cm). Previamente à sua aplicação, foi realizada preparação de superfície com decapagem e total remoção do reboco existente.

Solução B – Troço de muro que sofreu colapso

A intervenção sobre o muro que sofreu colapso compreendeu uma solução de reconfinamento do troço de muro inferior com um muro e instalação de ancoragens definitivas e fundação em micro-estacas. Acima da cota onde o muro seccionou, foi executado um muro em betão armado fundado na viga de coroamento existente. A tardoz do muro a construir foi executado aterro de agregados leves de argila expandida. Foram ainda executadas pregagens, apoiadas na viga de coroamento e em lajes solidarizadas ao muro de betão armado, funcionando como travamento do mesmo.

Solução C – Muros perpendiculares ao alinhamento principal dos muros de contenção da encosta

O paramento frontal do muro foi reforçado por via de aplicação do sistema de reforço estrutural S&P ARMO-System, composto por malha S&P ARMO-mesh® 200/200 e argamassa S&P ARMO-crete® w (2+2 cm). Previamente à sua aplicação, foi realizada decapagem com total remoção do reboco existente.

No que se refere aos edifícios propriamente ditos, houve necessidade de proceder ao reforço de alguns elementos - lajes, pilares e vigas. As lajes foram reforçadas com o S&P ARMO-System – S&P ARMO-mesh® 200/200 e S&P ARMO-crete® w. Nas vigas e pilares foram aplicadas soluções de reforço com S&P FRP-Systems – S&P C-Laminate 200/2000 120/1.4 e respetivo adesivo S&P Resin 220 (vigas), e S&P C-Sheet 240 (200 g/m2) e respetivo adesivo S&P Resin 55 (pilares).

Equipa 

Dono de Obra – Câmara Municipal de Lisboa

Fiscalização – Câmara Municipal de Lisboa

Empreiteiro Geral – HCI

Subempreiteiro – HTecnic

Projectistas – JetSJ e A2P

Material e Quantidades

S&P ARMO-mesh® 200/200 – 1755 m2

S&P ARMO-crete® w – 145 300 kg

S&P C-Laminate 200/2000 120/1.4 – 88 m

S&P Resin 220 – 30 kg

S&P C-Sheet 240 (200 g/m2) – 30 m2

S&P Resin 55 – 12 kg

A destacar que esta intervenção foi realizada com condicionamentos muito particulares, em termos de acessibilidade e meios, tendo-se projetado a argamassa S&P ARMO-crete® w a cerca de 30 metros de altura vertical. Tal só foi possível com recurso ao sistema do equipamento de projeção S&P Power-Pump, em conjunto com a excelência da argamassa de reparação, bem como o empenho da equipa da HTecnic.

Conheça todo o processo em imagens

  1. Colapso parcial do muro e material de aterro


     
  2. Preparação de superfície do muro para aplicação do sistema de reforço estrutural S&P ARMO-System


     
  3. Equipamento de projeção S&P Power-Pump


     
  4. Projeção de camada de base da argamassa S&P ARMO-crete® w


     
  5. Aplicação da malha de reforço S&P ARMO-mesh®


     
  6. Projeção de camada de acabamento da argamassa S&P ARMO-crete® w


     
  7. Faseamento construtivo – aplicação por painéis


     
  8. Acabamento liso do muro


     
  9. Cura do sistema de reforço – proteção com geotêxtil


     
  10. Obra acabada

             


     
  11. Reforço estrutural de viga com S&P C-Laminate e S&P C-Sheet

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.