Reabilitação de frações com sistemas construtivos distintos – caso de estudo

A Knauf Insulation desenvolveu um estudo de eficiência energética no âmbito da reabilitação de um edifício misto de cinco pisos, com quatro frações de habitação e uma de comércio (pastelaria com fabrico) na Av. Almirante Reis, em Lisboa. O objetivo do fabricante foi demonstrar a aplicabilidade dos seus materiais em função de soluções construtivas distintas. Para tal, foram estudados dois cenários de reabilitação das frações:

Cenário 1: Sistema construtivo visando o cumprimento dos requisitos mínimos de isolamento acústico, térmico e resistência ao fogo.

Cenário 2: Sistema construtivo visando a maximização do isolamento térmico acústico e resistência ao fogo.

As soluções foram desenvolvidas após verificação dos requisitos mínimos para cada um dos parâmetros, de acordo com o Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios, o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação e o Regime Jurídico da Segurança Contra Incêndios em Edifícios.

Nas soluções construtivas apresentadas foram usados os painéis Ultracoustic Plus, Ultracoustic TP, Ultracoustic Absorção e o Painel Plus (TP138), com os seguintes resultados:

Solução A: Rw = 40 dB e (D2m, nT, w) = 41 dB

Solução B: Rw= 42 dB e (D2m, nT, w) = 43 dB

A solução A viabiliza uma classe de desempenho energético B, com emissões de 0,62 CO2 (t/ano), enquanto a solução construtiva B possibilita uma classe de desempenho energético A, com emissões de 0,41 CO2 (t/ano).

As exigências regulamentares quanto ao ruído exterior e interior também ficaram asseguradas:

Solução A (ruído aéreo): Rw = 50 dB e (D2m, nT, w) = 51 dB

Solução B (ruído aéreo): Rw = 56 dB e (D2m, nT, w) = 57 dB

Solução A (ruído de percussão): Lnw = 50 dB e (LnT, w) = 47 dB

Solução B (ruído de percussão): Lnw = 47 dB e (LnT, w) = 43 dB

Em termos de segurança contra incêndio, a análise da Knauf Insulation teve em conta o cumprimento de princípios com vista à redução da probabilidade da ocorrência de incêndio, e também a limitação do desenvolvimento de eventuais incêndios, incluindo a minimização e circunscrição dos seus efeitos, como a propagação de fumo e gases de combustão. A solução também foi pensada para facilitar a evacuação e salvamento dos ocupantes em risco e permitir a intervenção eficaz e segura dos meios de socorro. Foram consideradas as resistências ao fogo padrão para elementos estruturais do edifício de 2ª categoria.

Foram simulados dois conjuntos de soluções construtivas para a envolvente com requisitos térmicos, nomeadamente paredes (exteriores, interiores e de compartimentação), coberturas (exteriores e interiores), pavimentos (exteriores e interiores), e também para a envolvente, com requisitos acústicos e de resistência ao fogo.

Os coeficientes de transmissão superficial (U) e as massas superficiais úteis (Msi) das soluções construtivas utilizadas foram calculados considerando as propriedades térmicas dos materiais que as compõem, por sua vez obtidas a partir das publicações do LNEC “ITE 50 - Coeficientes de Transmissão Térmica de Elementos da Envolvente de Edifícios”, da Nota Técnica SCE-01 e Catálogos Knauf Insulation. O reforço térmico foi estudado de acordo com as seguintes soluções:

Solução A

Paredes exteriores (zona corrente)

Envolvente Opaca Vertical Exterior

Obteve-se uma parede exterior de 0,73m de espessura, com isolamento térmico pelo interior, composta (do interior para o exterior) por placa dupla de gesso cartonado com massa volúmica de 750kg/m3, 0,025m de espessura e coeficiente de condutibilidade térmica 0,25W/(m.oC); isolamento termoacústico de la mineral em Painel Plus (TP138) com 50mm de espessura e coeficiente de condutibilidade térmica 0,032W/(m.oC); parede existente pintada de cor clara com 0,65m de espessura e resistência térmica 0,42(m2.oC/W).

Paredes interiores (zona corrente)

Envolvente Opaca Vertical Interior

Obteve-se uma parede interior em contacto com os edifícios adjacentes de 0,45m de espessura, com isolamento térmico pelo interior composta (do interior para o exterior) por placa dupla de gesso cartonado com massa volúmica de 750kg/m3, 0,025m de espessura e coeficiente de condutibilidade térmica 0,25W/(m.oC); isolamento termoacústico de lã mineral em Ultracoustic Plus com espessura 50mm e coeficiente de condutibilidade térmica 0,035W/(m.oC); parede existente com 0,40m de espessura e resistência térmica  0,42(m2.oC/W).

Parede interior em contacto com a escada comum

Envolvente Opaca vertical Interior

Obteve-se uma parede interior em contacto com a escada comum do prédio de 0,28m de espessura, com isolamento térmico pelo interior, composta (do interior para o exterior) por placa dupla de gesso cartonado com massa volúmica de 750kg/m3, 0,025m de espessura e coeficiente de condutibilidade térmica 0,25W/(m.oC); isolamento termoacústico de lã mineral em Ultracoustic Plus com 0,05m de espessura e coeficiente de condutibilidade térmica 0,035W/(m.oC); parede existente com 0,20m de espessura e resistência térmica 0,25(m2.oC/W).

Pavimento interior em contacto com a fração de comércio (pastelaria)

Envolvente Opaca Horizontal

Obteve-se um pavimento interior (em contacto com a fração de comércio) com 0,68m de espessura, constituído por soalho de madeira com massa volúmica de 565kg/m3, 0,01m de espessura e coeficiente de condutibilidade térmica 0,18W/(m.oC); isolamento termoacústico de lã mineral em Ultracoustic TP com 0,02m de espessura e coeficiente de condutibilidade térmica 0,035W/(m.oC); betonilha de enchimento com 0,10m de espessura e coeficiente de condutibilidade térmica 1,65W/(m.oC); pavimento existente com 0,20m de espessura e coeficiente de condutibilidade termica 0,11W/(m.oC); caixa de ar com 0,30m de espessura, estanque e resistência térmica de 0,23(m2.oC/W); isolamento termoacustico fonoabsorvente de lã mineral Ultracoustic Absorcao com 0,03m de espessura e coeficiente de condutibilidade térmica 0,034W/(m.oC); teto em gesso cartonado furado com 0,0125m de espessura e coeficiente de condutibilidade térmica 0,25W/(m.oC).

Solução B

Paredes exteriores (zona corrente)

Envolvente Opaca Vertical Exterior

Obteve-se uma parede exterior de 0,70m de espessura, com isolamento térmico pelo interior, composta (do interior para o exterior) por placa dupla de gesso cartonado com massa volúmica de 750kg/m3, 0,025m de espessura e coeficiente de condutibilidade térmica 0,25W/(m.oC); isolamento termoacústico de lã mineral em Painel Plus (TP138) com 0,10m de espessura e coeficiente de condutibilidade térmica 0,032W/(m.oC); parede existente pintada de cor clara com 0,65m de espessura e resistência térmica 0,42(m2.oC/W).

Paredes interiores (zona corrente)

Envolvente Opaca Vertical interior

Obteve-se uma parede interior em contacto com os edifícios adjacentes de 0,51m de espessura, com isolamento térmico pelo interior, composta (do interior para o exterior) por placa dupla de gesso cartonado com massa volúmica de 750kg/m3, 0,025m de espessura e coeficiente de condutibilidade térmica 0,25W/(m.oC); isolamento termoacústico de lã mineral em Ultracoustic Plus com 0,07m de espessura e coeficiente de condutibilidade térmica 0,035W/(m.oC); parede existente com 0,40m de espessura e resistência térmica 0,42(m2.oC/W).

Parede interior em contacto com a escada comum

Envolvente Opaca Vertical Interior

Obteve-se uma parede interior em contacto com a escada comum do prédio de 0,29m de espessura, com isolamento térmico pelo interior, composta (do interior para o exterior) por placa dupla de gesso cartonado com massa volúmica de 750kg/m3, 0,025m de espessura e coeficiente de condutibilidade térmica 0,25W/(m.oC); isolamento temoacústico de lã mineral em Ultracoustic Plus com 0,06m de espessura e coeficiente de condutibilidade térmica 0,035W/(m.oC); parede existente com 0,20m de espessura e resistência térmica 0,25(m2.oC/W).

Pavimento interior em contacto com a fração de comércio (pastelaria)

Envolvente Opaca Horizontal

Obteve-se um pavimento interior (em contacto com a fração de comércio) com 0,68m de espessura, constituído por soalho de madeira com massa volúmica de 565kg/m3, 0,01m de espessura e coeficiente de condutibilidade térmica 0,18W/(m.oC); isolamento termoacústico de lã mineral Ultracoustic TP com (0,02+0,02) de espessura e coeficiente de condutibilidade térmica 0,035W/(m.oC); betonilha de enchimento com 0,10m de espessura e coeficiente de condutibilidade térmica 1,65W/(m.oC); pavimento existente com 0,20m de espessura e coeficiente de condutibilidade térmica 0,11W/(m.oC); caixa de ar com 0,30m de espessura, estanque e resistência térmica de 0,23m2.oC/W; isolamento termoacústico de lã mineral Ultracoustic Absorção com 0,03m de espessura e coeficiente de condutibilidade térmica 0,034W/(m.oC); teto em gesso cartonado furado com 0,012m de espessura e coeficiente de condutibilidade térmica 0,25W/(m.oC).

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.