Projeto de sistemas mistos madeira-betão – nova regulamentação

Nos últimos anos, as estruturas mistas madeira-betão têm tido um aumento significativo em termos de utilização em edifícios, em grande medida resultado de vantagens em termos de desempenho, como sejam a rigidez e a capacidade de carga ou o melhor isolamento acústico. Por forma a viabilizar e potenciar essa dinâmica, é essencial a existência de regulamentos e guias de dimensionamento claros e consensualizados. Um primeiro passo nesse sentido consistiu numa revisão do estado da arte, em termos de utilização, produzido no âmbito da Ação Cost FP1402. No âmbito dos trabalhos do CEN/TC250/SC/PT5.2, este conhecimento foi transformado numa Especificação Técnica, a qual poderá, futuramente, servir de base a uma nova parte do Eurocódigo 5.

Neste artigo, são apresentados os principais conteúdos desta Especificação Técnica, bem como as principais diferenças em relação às metodologias de projeto utilizadas atual-mente, nomeadamente as baseadas nas diretrizes disponíveis e Aprovações Técnicas.

Âmbito de aplicação

As estruturas mistas madeira-betão apre­sentam uma grande variabilidade no que diz respeito aos materiais, às secções transver­sais, às ligações, ou mesmo às abordagens de dimensionamento que são seguidas. A principal razão é o facto de a conceção da estrutura, mas também o desenvolvimento do projeto, ocorrerem de forma independente em diferentes países. No entanto, nem sempre esse trabalho é baseado em conhecimento científico consolidado, o qual não está dispo­nível em múltiplos casos. (...)

Por Alfredo Dias, Universidade de Coimbra, e Jörg Schänzlin, Hochschule Biberach, Biberach, Alemanha

Artigo completo na Construção Magazine nº112 nov/dez 2022, dedicada ao tema 'Construção em Madeira'

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.