Projeto permite operar vários equipamentos a partir de um centro de controlo

O novo produto da Epiroc, Office TeleREMOTE, foi projetado para controlar plataformas de perfuração SmartROC DTH, MK I (com base na plataforma RCS 4) de um local remoto e para “responder à necessidade de maior segurança, eficiência e produtividade”.

Segundo a empresa, o Office TeleREMOTE permite ao operador aceder e operar várias plataformas a partir de um centro de controlo localizado num escritório. Com a opção de selecionar a solução independente TeleREMOTE ou atualizar qualquer BenchREMOTE existente para um TeleREMOTE conectando-o a uma rede local sem fios (WLAN).

“Com o Office TeleREMOTE, uma única pessoa pode controlar vários equipamento de forma produtiva e eficiente”, afirmou a Product Manager de Automação da Epiroc, Mayya Popova.

Este produto foi projetado para operar remotamente plataformas de perfuração de superfície apenas em minas a céu aberto ou pedreiras.

Uma das vantagens é capacidade de aumentar efetivamente o número de horas produtivas em um dia, ao reduzir o tempo de transportes do operador e o tempo de paragem devido às mudanças de turno.

“O Office TeleREMOTE aumenta drasticamente a eficiência, pois melhora a forma como o local de trabalho utiliza o equipamento. Para muitos clientes, o equilíbrio entre os investimentos de capital e qualquer retorno esperado é fundamental”, esclareceu Mayya Popova.

O operador do Office TeleREMOTE pode “operar a plataforma sem correr nenhum risco, graças aos vários sistemas de bordo”, lê-se em comunicado. O operador usa o Hole Navigation System para um posicionamento preciso e uma função de geofence garante que a plataforma permaneça dentro da área predefinida. As plataformas remotas também são equipadas com várias câmaras que fornecem ao operador do Office TeleREMOTE uma visão de 360 graus ao redor da máquina.

O Office TeleREMOTE consiste numa mesa de trabalho adequada com altura ajustável e controles do operador ergonomicamente projetados. Os dois controles e o visor do operador são os mesmos da cabine do equipamento.

“O operador do Office TeleREMOTE está menos exposto ao ambiente hostil do local de trabalho. O operador passa todos os dias de trabalho operando o equipamento em um ambiente de trabalho aprimorado e com alto conforto”, explicou a responsável da Epiroc.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.