Painel de isolamento económico e durável

O projeto GELCLAD tem como objetivo criar um painel de isolamento económico, durável, industrializado e fácil de instalar. É especialmente concebido para reabilitação. Trata-se de uma estrutura compósita com um núcleo de nano-aerogel. A estrutura exterior e o núcleo são formados simultaneamente, num produto único. Complementarmente, o sistema pode ser montado com materiais pré-programados, que podem responder de forma dinâmica a estímulos ambientais e controlar o fluxo de ar no sistema de fachada, dispensando o recurso a dispositivos mecânicos e consumidores de energia.

A utilização deste painel deverá permitir poupanças de energia de mais de 40 por cento em obras de remodelação de edifícios, enquanto combina custos reduzidos de instalação e manutenção com um tempo de vida de 50 anos.

Este painel deverá também alavancar o desenvolvimento de processos sustentáveis através de tecnologias de produção de aerogel amigo do ambiente, bio-plásticos sustentáveis e polímeros reciclados.

O projeto resulta de uma parceria entre o LNEC e um conjunto de entidades internacionais. Já foi apresentado em alguns fóruns, sendo o próximo a Conferência CAE, que se realiza a 6 e 7 de novembro em Itália. Para 2019 estão agendadas demonstrações do produto.

Mais informação: https://www.gelclad.eu/

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.