Produção na construção tem ligeiro abrandamento para 5,6% em outubro

Fotografia: Ricardo Gomez Angel_Unsplash

A produção na construção registou um aumento homólogo de 5,6 por cento em outubro, quando em setembro tinha crescido 5,7 por cento, segundo dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O Índice de Produção na Construção apresentou um crescimento homólogo de 5,6 por cento em outubro, o que representou um “ligeiro abrandamento” de 0,1 pontos percentuais, originado pela desaceleração da engenharia civil, esclareceu o instituto estatístico.

O INE referiu que a construção de edifícios acelerou 0,1 pontos percentuais, para 4,6 por cento, em outubro, enquanto a engenharia civil desacelerou 0,5 pontos percentuais, para um crescimento de 7,1 por cento em outubro, em termos homólogos.

A produção na construção, que quebrou 0,4 em setembro, registou por seu turno um crescimento mensal de 0,2 por cento em outubro deste ano.

Além disso, o INE realçou que o índice de emprego desacelerou 0,7 pontos percentuais em outubro, para 4,2 por cento, enquanto o índice de remunerações se manteve inalterado nos 11,9 por cento, em termos homólogos.

Em termos mensais, o emprego recuou 0,1 por cento (0,5 por cento em outubro de 2022), ao passo que as remunerações registaram um crescimento de 0,7 por cento em ambos os períodos analisados.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.