Produção na construção recua 0,3% na zona euro e sobe 0,1% na UE

Fotografia: George Pastushok_Unsplash

A produção na construção recuou em setembro 0,3 por cento na zona euro e aumentou 0,1 por cento na União Europeia (UE), face ao homólogo de 2022, com Portugal a registar uma subida de 4,5 por cento, divulgou o Eurostat.

De acordo com os dados do gabinete estatístico europeu, na comparação com os valores de agosto, a produção na construção aumentou 0,4 por cento nos 20 países da área do euro e 0,5 por cento no conjunto dos 27 Estados-membros.

Em comparação com setembro de 2022, as maiores subidas no indicador foram registadas na Eslovénia (32,1 por cento), na Polónia (13,8 por cento) e na Roménia (10,9 por cento), enquanto as principais quebras foram observadas na Finlândia (-6,2 por cento), em Espanha (-6,1 por cento) e na Hungria (-6,0 por cento).

Já face a agosto, a Eslovénia (7,4 por cento), a Polónia (3,6 por cento) e a Eslováquia (2,3 por cento) apresentaram os principais avanços e a Hungria, a Roménia (-1,9 por cento cada), Portugal (-1,2 por cento) e a Áustria (-0,9 por cento) os maiores recuos.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.