Produção na construção recua em novembro na zona euro e UE

Fotografia: Onlyyouqj_Freepik

A produção na construção recuou, em novembro de 2023, 2,2 por cento na zona euro e 2,1 por cento na União Europeia (UE) na variação homóloga, e 1,0 por cento em ambas na comparação com outubro, divulgou o Eurostat, Gabinete de Estatísticas da União Europeia.

O serviço estatístico europeu estimou que, face a novembro de 2022, a construção de edifícios tenha recuado 2,4 por cento na área do euro e 2,5 por cento no conjunto dos 27 Estados-membros e a de infraestruturas, respetivamente, 1,0 por cento e 0,2 por cento.

Por outro lado, face a outubro, o Eurostat indica diminuições na construção residencial de 1,2 por cento e na engenharia civil de 0,4 por cento na zona euro e de 1,1 por cento e 0,2 por cento na UE, respetivamente.

Entre os Estados-membros para os quais há dados disponíveis, as maiores quebras homólogas no indicador registaram-se na Hungria (-12,8 por cento), Finlândia (-6,9 por cento) e República Checa (-6,5 por cento), enquanto a Roménia (14,4 por cento), a Eslovénia (11,6 por cento) e a Espanha (9,7 por cento) apresentaram as principais subidas.

Na comparação em cadeia, por seu lado, os maiores recuos observaram-se na República Checa (-3,8 por cento), na Alemanha (-2,9 por cento) e na Hungria (-2,6 por cento) e os avanços na Roménia (2,6 por cento), na Eslováquia (2,4 por cento), Bélgica e Espanha (1,1 por cento cada).

Em Portugal, a produção na construção cresceu, em novembro, 4,6 por cento face ao mesmo mês de 2022 e 0,1 por cento na comparação mensal.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.