Produção na construção diminui 1,6% em março

A produção na construção diminuiu 1,6 por cento em março, em termos homólogos, mas no mesmo período as remunerações no setor subiram 5,9 por cento, face a março de 2020, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O índice hoje divulgado resulta de uma descida de 3,1 por cento do segmento da construção de edifícios (-4,8 por cento em fevereiro) e da subida de 0,5 por cento do segmento de engenharia civil (2,2 pontos percentuais superior a fevereiro).

A contração homóloga de 1,6 por cento em março do índice de produção na construção foi dois pontos percentuais superior à registada em fevereiro.

Em termos de variação em cadeia, registaram-se em março aumentos de 0,7 por cento na produção total do setor da construção, de 0,3 por cento na construção civil e de 1,4 por cento na engenharia civil.

Já os índices de emprego e de remunerações na construção, resultantes de um inquérito mensal do INE a empresas da construção e de promoção imobiliária, apresentaram em março subidas homólogas de 0,7 por cento e 5,9 por cento, contra variações de -0,4 e 0,1 por cento no mês anterior, respetivamente.

Face a fevereiro, os índices de emprego e de remunerações aumentaram 0,9 por cento e 4,0 por cento, contra quedas de 0,3 por cento e 1,7 por cento, respetivamente, no mesmo período de 2020.

O índice do INE é feito com base num inquérito mensal a empresas sediadas no território nacional que se dedicam principalmente à construção, recolhendo informação sobre o número de horas trabalhadas em engenharia civil e na construção de edifícios.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.