Produção na construção abranda para 4,7% em fevereiro

Fotografia: azerbaijan_stockers_Freepik

O índice de produção na construção registou um aumento homólogo de 4,7 por cento em fevereiro, abrandando 0,2 pontos percentuais face a janeiro, informou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com os Índices de Produção, Emprego, Remunerações na Construção divulgados pelo INE, os dois segmentos que compõem o índice registaram crescimentos em fevereiro em termos homólogos e abrandamentos face ao mês anterior.

O segmento da engenharia civil teve uma variação homóloga de 6,2 por cento em fevereiro, contra 6,5 por cento em janeiro, enquanto a construção de edifícios cresceu 3,7 por cento em termos homólogos, contra 3,9 por cento no mês anterior.

Em termos de contributos para a taxa de variação homóloga do índice, a engenharia civil representou 2,4 pontos percentuais (2,6 em janeiro) e a construção de edifícios 2,3 pontos percentuais (2,3 em janeiro).

Em fevereiro, o índice de emprego em termos homólogos abrandou 0,4 pontos percentuais, para um crescimento de 3,0 por cento, enquanto as remunerações avançaram para 11,0 por cento, contra 10,1 por cento em janeiro.

A variação mensal do emprego foi 0,8 por cento (1,2 por cento em fevereiro de 2023), enquanto a das remunerações se fixou em 3,4 por cento (2,5 por cento no mesmo mês de 2023).

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.