PreSlabTec – Novo sistema de laje prefabricada ultraleve e de elevado desempenho estrutural

Com o objetivo de explorar o potencial da utilização criteriosa de betão reforçado com fibras (BRF) e perfis de chapa de aço enformados a frio para produzir um sistema construtivo inovador de laje aligeirada integralmente prefabricada e de elevado desempenho comportamental para edifícios de habitação e comércio, a CiviTest realizou ensaios experimentais preliminares com protótipos de escala reduzida e efetuou modelações numéricas que demonstraram a elevada eficiência estrutural do sistema concebido [1]. Para fabricar protótipos de escala real e realizar todos os estudos experimentais e numéricos necessários à avaliação do desempenho estrutural e funcional, foi constituído o consórcio PreSlabTec formado pelas empresas CiviTest e Serralharia Cunha, e por investigadores do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho. Estes estudos foram efetuados ao abrigo do projeto Demonstrador em Copromoção com o nome PreSlabTec (NORTE-01-0247-FEDER-033690).

Conceito material e estrutural

O PreSlabTec encontra-se esquematicamente representado na Fig. 1. É formado por perfis de chapa de aço enformados a frio e BRF que preenche estes perfis e dota a laje de uma fina camada de compressão. Os perfis dispõem de aberturas cuja geometria e disposição asseguram um adequado imbricamento com o BRF e um funcionamento compósito pleno, de forma a mobilizar eficientemente as potencialidades mecânicas destes dois materiais, e evitar a ocorrência de rotura frágil por corte. O PreSlabTec integra blocos de aligeiramento em poliestireno com a dupla função de molde à betonagem do BRF e de isolamento térmico. A face inferior inclui camada de proteção à ação de fogo (e, eventualmente, de isolamento acústico). O PreSlabTec dispõe, ainda, de carlingas em perfil tubular de aço de parede delgada para assegurar a necessária rigidez transversal. O PreSlabTec pode ser fixo a estruturas porticadas de betão armado ou de perfis de aço. (...)

Em colaboração com Felipe Melo, Inês Costa, Cristina Frazão, Tiago Valente, Lúcio Lourenço, CiviTest Lda, Jesufrei, Vila Nova Famalicao, e Rui Costa, Serralharia Cunha, Celeirós, Braga

Artigo completo na Construção Magazine nº104 jul/ago 2021

Joaquim Barros

Professor na Universidade do Minho

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.