Pontes ferroviárias com tabuleiro misto aço-betão
No domínio das pontes ferroviárias, em que é requerida pequena deformabilidade para as sobrecargas elevadas dos comboios, os tabuleiros mistos aço-betão são uma solução muito bem adaptada, dado que associam elevada rigidez a um peso relativamente baixo. A laje de betão tem a vantagem adicional de facilitar a instalação da via balastrada.
Os tabuleiros mistos foram utilizados em diversos projetos de pontes ferroviárias com secções transversais: a) do tipo bi-viga, b) em caixão, e c) em treliça mista. Esta diversidade constitui, aliás, uma das grandes vantagens dos tabuleiros mistos, tornando-os particularmente bem adaptados tanto para pequenas pontes como para atravessamentos ferroviários muito extensos ou com grandes vãos.
Neste artigo, da co-autoria do Prof. António Reis e do Prof. José Oliveira Pedro, apresentam-se alguns dos projetos realizados nos últimos 25 anos, que mostram as potencialidades dos tabuleiros mistos em pontes ferroviárias, nomeadamente:
Tabuleiro Ferroviário de Acesso Norte à Ponte 25 de Abril
![](/userfiles/images/blog/posts/tabuleiro-ferroviario-de-acesso-norte-a-ponte-25-de-abril.jpg)
Viadutos da Maia - Metro do Porto
![](/userfiles/images/blog/posts/viadutos-da-maia-metro-do-Porto.jpg)
Viadutos de acesso e Ponte sobre o Rio Sado, Alcácer do Sal
![](/userfiles/images/blog/posts/ponte-sobre-o-rio-sado.jpg)
Projeto de Referência da 3ª Travessia do Tejo, Lisboa
![](/userfiles/images/blog/posts/ponte-vasco-da-gama.jpg)
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