Aprovado plano de intervenção em residências de estudantes

Foi aprovado o plano de intervenção para a requalificação e construção de residências de estudantes previsto desde 2018.

O plano será executado num horizonte temporal de 10 anos. Os imóveis sem utilização, da propriedade das instituições de ensino superior e de outras entidades, serão integrados no Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado (FNRE). Uma parte minoritária pode, contudo, ser afetada a outros fins, na medida estritamente necessária para assegurar a viabilidade financeira do investimento do FNRE, de acordo com a sua política de investimento. Além desta integração, estão previstas outras modalidades de criação de alojamento para estudantes deslocados do ensino superior, com vista a maximizar a capacidade de resposta e de intervenção atempada, em articulação entre as autarquias locais, instituições de ensino superior e outras entidades.

O decreto-lei que aprova este plano estabelece também o regime especial para a execução da primeira fase do plano de intervenção. A sociedade gestora do FNRE dispõe agora de 120 dias para aceder ao interior dos imóveis e realizar vistorias técnicas e outros trabalhos de levantamento e caracterização.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.