Peso e Leveza

“Questionar o sentido da arquitectura significa procurar um princípio de legitimidade universal não baseado apenas no presente”

José Ignacio Linazasoro


Esta citação pode facilmente resumir o projecto de Termas Romanas de S. Pedro do Sul: uma interpretação da arqueologia levou-nos a identificar os arquétipos destas ruínas, sem qualquer preconceito, para uma reconstrução na modernidade com um valor absoluto. O edifício não foi considerado como um prisioneiro do tempo, mas um elemento sobre o qual intervir, a fim de dar nova vida às paredes, reforçando o seu valor histórico e cultural. O sítio tem sido objecto de modificação contínua devido a diferentes utilizações do espaço: esta recente intervenção pretende manter este processo sem fim e definir uma continuidade da história e do espaço. Para atingir este objectivo é importante reconhecer os volumes originais, testemunhas das memórias do espaço.

A investigação destes espaços tenta traduzir estas formas numa linguagem contemporânea, procurando também uma continuidade de construção. Esta continuidade coloca um importante desafio ao arquitecto: como construir um muro sobre um muro. (...)

Artigo completo na Construção Magazine nº100 nov/dez 2020

João Mendes Ribeiro

Membro do Conselho Científico da Construção Magazine / Professor na UC

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.