Património do século XX

O número 83 é dedicado ao ‘Património do século XX’, revisitando e complementando um tema já abordado no N.º 44 sobre o ‘Património em Betão’, e no N.º 66, referente à ‘Conservação do Património: Edifícios Modernos’. A motivação para o fazermos prende-se com a grande relevância deste património (em quantidade e em qualidade) e com o facto de este ser, não raras vezes, um ‘património em risco’, já que pertence a um passado recente e, por isso mesmo, ainda não suficientemente reconhecido pela opinião pública em geral e pelos organismos responsáveis pela sua preservação e salvaguarda. Com efeito, poucos são os edifícios que se encontram protegidos e muitos são os que estão ameaçados, seja pelo seu avançado estado de degradação, decorrente da falta de manutenção, seja por serem alvo de intervenções que, muitas vezes, resultam numa profunda transformação do original.

Os estimulantes ensaios de Susan Macdonald e de Carolina di Biase dão-nos uma rica perspectiva do panorama internacional, focando os actuais desafios na salvaguarda e conservação do património do século XX. Ana Tostões dá-nos um importante testemunho da evolução do debate sobre o tema no contexto português. Contamos ainda com artigos referentes a interessantes obras de conservação e de reabilitação de edifícios do século XX, como o Teatro de S. João, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Casa da Música e os Bairros de Habitação Social no Porto.

Como habitualmente, o dossier inclui uma entrevista a uma personalidade de referência no tema em apreço. Álvaro Siza dá-nos o registo de um arquiteto do século XX que, além de reconhecido mérito internacional (prémio Pritzker em 1992), tem vindo a dar um inestimável contributo para a salvaguarda do património recente, quer pelo próprio legado da sua obra, quer pelas intervenções de recuperação desenvolvidas, assim como através de múltiplas participações públicas.

Esperamos que este seja mais um número do agrado dos leitores da Construção Magazine e que, de alguma forma, os consiga sensibilizar e mobilizar para a protecção do Património do século XX e para a sua transmissão às gerações futuras.

Eduardo Júlio e Teresa Cunha Ferreira

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.