Organização e Gestão de Obras – Otimizar Resultados

"Organização e Gestão de Obras - Otimizar Resultados" tem apresentação marcada para o próximo dia 20 de junho, às 17h30 na AICCOPN, no Porto. O evento contará com a presença do diretor-geral da Publindústria, António Malheiro, do presidente da AICCOPN, Reis Campos, e do docente do ISEP José Fernandes.

É o título do mais recente livro, na área de engenharia civil, editado pela Publindústria, com o apoio da Construção Magazine. A autoria é do Eng.º Cândido Ribeiro.

Trata-se de um guia de orientação sobre a gestão ao longo de todo o processo de construção de uma obra, procurando auxiliar o diretor de obra nessa importante tarefa.

Pretende ser um manual de apoio a estudantes e recém-formados em engenharia, numa ótica de transmitir os princípios fundamentais da organização e gestão de uma empreitada, mas serve também o interesse de engenheiros séniores, como auxiliar para implementação nas suas organizações de métodos adequados de gestão, sempre com o objetivo de otimizar os resultados.

Procura transmitir a visão da obra como um negócio, em que não é apenas importante atender aos aspetos técnicos de uma boa construção, mas também às questões da segurança, qualidade, prazos e rentabilidade. Ao longo do texto, o leitor é encaminhado a refletir sobre os princípios fundamentais da gestão de uma obra, que é a tarefa responsável pela organização e administração dos recursos de modo a que se realize todo o trabalho necessário para a sua concretização, no tempo e orçamento pré-definidos.

Tendo em conta esta abordagem, são tratados aspetos técnicos da gestão, como também comportamentais, já que na visão do autor a gestão depende fundamentalmente da atitude. Procura-se transmitir ao leitor princípios fundamentais no dia a dia de um diretor de obra, para garantir uma adequada organização e gestão do seu negócio.

São analisadas as ferramentas de gestão com exemplos práticos.

O livro pode ser adquirido em http://www.engebook.com/2/12950/Organizacao-e-Gestao-de-Obras-Otimizar-Resultados

(notícia atualizada no dia 14 de junho)

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.