Obras licenciadas sobem 3,5% nos primeiros dois meses do ano

O número total de obras de edificação e reabilitação licenciadas aumentou 3,5 por cento nos primeiros dois meses de 2022 face a igual período do ano passado.

Na Conjuntura da Construção, a AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas afirmou que este aumento resulta das variações de 5,8 por cento nos edifícios residenciais e da de -3,2 por cento nos edifícios não residenciais.

Em relação ao número de fogos licenciados em construções novas, a associação afirmou que se assiste “a um expressivo aumento de 19,8 por cento em termos homólogos”.

“Paralelamente, no que concerne ao montante dos novos empréstimos concedidos aos particulares para aquisição de habitação, a informação disponibilizada indica um total de 2.464 milhões de euros até fevereiro, o que traduz uma subida de 25,3 por cento em termos homólogos”, lembrou a AICCOPN.

A associação referiu também que se assiste a “um incremento da generalidade dos indicadores relativos à atividade do setor da Construção, com o consumo de cimento no mercado nacional a registar um crescimento de 10,7 por cento, em termos homólogos, totalizando 1.020,9 milhares de toneladas nos primeiros três meses de 2022”.

Em relação à evolução do mercado das obras públicas no primeiro trimestre de 2022, a AICCOPN afirmou que esta foi negativa, designadamente menos 7,9 por cento nos primeiros dois meses do ano, em termos homólogos, no volume dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos.

“No que concerne ao montante total dos contratos de empreitadas de obras públicas objeto de celebração e registo no Portal Base verifica-se uma variação homóloga temporalmente comparável de -42,7 por cento”, adiantou a associação.

Contudo, a associação considerou que, “apesar deste arranque deficitário ao nível das empreitadas de obras públicas, perspetiva-se uma aceleração da atividade para os próximos meses, tendo em conta o volume de investimentos públicos previstos no Plano de Recuperação e Resiliência e no Portugal 2020 e a expectável aprovação do Orçamento do Estado para 2022”.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.